Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ALTER DO CHÃO: Festa do Cavalo abriu esta sexta-feira

A Festa do Cavalo/Feira Agropecuária de Alter do Chão, abriu ao público esta sexta-feira, dia 20 de Abril, com cerca de 150 expositores, com o objectivo de mostrar "o que de melhor se faz" na região.

O certame, promovido pela Câmara Municipal e pela Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão, pretende ainda divulgar o trabalho desenvolvido na Coudelaria de Alter em torno da preservação do cavalo Lusitano.

Além de animação musical e de um concurso com exemplares da raça canina Rafeiro Alentejano, a iniciativa, que vai decorrer até quarta-feira, inclui também o tradicional leilão de equinos na coudelaria (terça-feira) e uma corrida de touros à portuguesa, na quarta-feira, comemorativa dos 100 anos da praça de touros de Alter do Chão.

ELVAS: Identificados quatro suspeitos de furto de azeitona

A Guarda Nacional Republicana (GNR) identificou, em Elvas, dois homens e duas mulheres por suspeitas de furto de azeitona, tendo sido apreendido 225 quilos daquele fruto.

O Comando Territorial de Portalegre da GNR adiantou, em comunicado, que os suspeitos foram identificados, na terça-feira, dia 17 de Abril, por militares do Posto Territorial de Elvas, durante uma acção de patrulhamento na Estrada Nacional 246.

"Os militares abordaram quatro pessoas a carregar sacos de azeitonas, que, perante a presença da patrulha, demonstraram um comportamento suspeito, verificando-se que não eram os proprietários do produto agrícola", explicou a guarda.

Os suspeitos foram constituídos arguidos e sujeitos a Termo de Identidade e Residência (TIR).

Parque de recreio e lazer com praia fluvial pode nascer em Beja

A Câmara Municipal de Beja e a empresa gestora do Alqueva querem criar um parque de recreio e lazer, junto a uma barragem do concelho, equipado com uma praia fluvial e plataformas para actividades náuticas.

O projecto prevê a criação do parque na envolvente da barragem dos Cinco Reis, que está situada a cerca de 12 quilómetros da cidade de Beja e faz parte do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva, disse o vice-presidente do município, Luís Miranda.

Segundo o autarca, o projecto de criação do Parque Fluvial dos Cinco Reis, orçado em cerca de 450 mil euros, "é de interesse e será uma mais-valia para o concelho de Beja, mas não é uma prioridade absoluta para o município", que "só terá condições para o concretizar se obtiver co-financiamento comunitário".

A criação do parque "só avançará se obtiver co-financiamento comunitário", frisou, referindo que o município e a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) já candidataram o projecto para ser co-financiado em 90% por fundos comunitários, sendo os restantes 10% assegurados pelos dois promotores.

"Se tudo correr bem, contamos ter a praia fluvial e as infraestruturas físicas do parque prontas para serem usufruídas na época balnear de 2019", admitiu Luís Miranda.

Segundo o autarca, o projeto do parque prevê a criação de uma praia fluvial, um apoio de praia, um embarcadouro e plataformas para actividades náuticas não monitorizadas para "aproveitar" a albufeira da barragem dos Cinco Reis.

O projecto prevê também a criação de um espaço de recreio, um circuito de manutenção, um parque de merendas, circuitos interactivos de visitação e pontos de observação dos valores naturais da zona, nomeadamente da avifauna aquática, percursos pedonais e cicláveis, espaço de divulgação da gastronomia alentejana, um bar, lojas de apoio às actividades e dois parques de estacionamento.

Está prevista ainda a criação de percursos interpretativos da flora e da fauna e "pontos de interesse alusivos aos elementos naturais e patrimoniais importantes na zona de Cinco Reis", como a vila romana de Pisões, indicou o autarca.
Faixa publicitária

AUTENTICAÇÃO


ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´