Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

Primeiro Festival de curtas-metragens realiza-se este sábado no CAEP

 
O Centro de Artes e do Espectáculo de Portalegre (CAEP) vai acolher este sábado, dia 16 de Setembro, a primeira edição de um festival de curtas-metragens, em que serão exibidas quatro obras cinematográficas.

As curtas-metragens, duas de animação e outras tantas de ficção, foram realizadas por autores de Portalegre ou com ligação à cidade e vão ser exibidas a partir das 16.00 horas.

Pela tela do CAEP vão passar as obras "7:00", de Eduardo Farinha e Patrícia Meira, "Agorafobia", de Joana Isabel, "Becoming", de Márcio Leiria, e "Jurema", de Bruno Rodrigues.
 
A iniciativa, inserida no festival de música Portalegre Core, dá ainda a oportunidade ao público de eleger com o seu voto os prémios para as categorias de "Melhor Curta-Metragem", "Melhor Curta Animação" e "Melhor Curta Ficção".

ELVAS: Jornadas para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial do Alentejo realizam-se este sábado

O Auditório São Mateus, em Elvas, acolhe este sábado, dia 16 de Setembro, as "2.ªs Jornadas para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial do Alentejo", numa organização da Câmara Municipal de Elvas e Associação para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial.

O programa, que se inicia às 9.00 horas, contempla mais de uma dezena de comunicações, abarcando temas culturais imateriais como o Cante e a Viola Campaniça, a Produção Tradicional de Vinho de Talha, as “Brincas” de Carnaval de Évora, as Festas de Campo Maior, o Barro Figurado de Estremoz, a Medicina Popular Alentejana, as Valsas Mandadas da Serra de Grândola, os Bonecos de Santo Aleixo, a Esteiraria de Ferreira do Alentejo, os Falares Tradicionais e o seu Risco de Extinção.
 
De acordo com a organização, nesta segunda edição, pretende-se contribuir para a salvaguarda e uma mais ampla percepção da riqueza e diversidade do Património Cultural Imaterial da região do Alentejo, constituem também uma excelente oportunidade, quer para propagar a importância do Património Cultural Imaterial, quer sobretudo, para promover e valorizar à escala local, as mais diversificadas e singulares expressões culturais imateriais que os indivíduos, os grupos ou as comunidades protagonizam e que dão sentido à própria identidade do país.

ÉVORA: Hospital implanta pacemaker mais pequeno do mundo

A equipa de Cardiologia do Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) implantou, na quinta-feira, dia 14 de Setembro, pela primeira vez na região, o "pacemaker" mais pequeno do mundo e que não necessita de electro cateter.

"Esta cápsula cardíaca mede apenas 2,5 centímetros, é colocada no coração através de um cateter inserido na veia femoral" e é fixada "às paredes do coração através de pequenos ganchos, fornecendo impulsos eléctricos que estabelecem o ritmo cardíaco", explicou o HESE.

"O dispositivo, inserido directamente no coração através de um procedimento percutâneo, assinala uma nova etapa no tratamento das arritmias cardíacas, visto que não necessita de uma incisão cirúrgica no tórax, o que reduz o risco de infecções e o tempo de recuperação dos doentes", destacou Pedro Dionísio, cardiologista do HESE.

A partir de agora, à semelhança de outros centros hospitalares do país, o HESE passa a disponibilizar este novo dispositivo aos doentes do Alentejo.
Faixa publicitária

AUTENTICAÇÃO


ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´