Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

Ruas de Monsaraz recebem presépio com figuras em tamanho real

 
As ruas da vila medieval de Monsaraz vão receber entre 1 de Dezembro e 6 de Janeiro o presépio com figuras em tamanho real. A inauguração vai decorrer às 11.30 horas junto à Porta da Vila de Monsaraz.

O presépio de rua de Monsaraz é um projecto concebido há 19 anos pela escultora Teresa Martins e apresenta 46 figuras em tamanho real. As esculturas estão feitas em ferro e rede recobertas por panos impermeabilizados de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases, têm as caras e as mãos feitas em cerâmica e estão iluminadas durante a noite. Quem percorrer as ruas da vila medieval pode passear ao lado das figuras do presépio, como os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira, que se dirigem para junto da Virgem Maria, São José e o Menino Jesus, que estão colocados no Castelo.

O presépio de Monsaraz é uma iniciativa que está integrada na programação do Natal das Freguesias. A vila medieval vai receber também no dia 22 de Dezembro, às 17.00 horas, o tradicional Cante ao Menino, na Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, com as participações do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, Manuel Sérgio e José Farinha. O Cante de Reis, igualmente com a actuação do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, realiza-se no dia 5 de Janeiro, a partir das 19.00 horas, pelas ruas da vila medieval.

ELVAS: Câmara Municipal aprova construção do Lar da Boa-Fé

 
A Câmara Municipal, na sua reunião de 28 de Novembro, aprovou o protocolo a celebrar com a Clepsidra, para a construção do Lar da Boa-Fé, em Elvas, numa obra de ampliação do actual Centro de Dia existente.

A alteração do Plano Director Municipal, por adaptação aos Planos de Pormenor de Salvaguarda e Valorização do Centro Histórico de Elvas, de Salvaguarda e Valorização das Fortificações de Elvas e Plano de Urbanização de Elvas, foi aprovado pelo executivo; o assunto vai para a Assembleia Municipal, para aprovação. Aprovada também a alteração ao Plano de Pormenor das Sochinhas; o documento vai, de seguida, para inquérito público.

A apresentação do livro "O Todo ou o Seu Nada", de Amadeu Lopes Sabino, vai ter lugar na Biblioteca Municipal no dia 6 de Dezembro, às 18.00 horas, e a Câmara decidiu apoiar esta actividade. Também foram aprovadas as cedências de equipamento seguintes:
– da sala polivalente da Biblioteca Municipal, à Ordem dos Contabilistas Certificados, no dia 28 de Novembro;
– e do Centro de Negócios Transfronteiriço, ao Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas, no dia 26 de Novembro, e para a realização das Jornadas de Medicina Interna 2019, de 21 a 23 de Fevereiro do próximo ano.

O bar do coliseu, durante a abertura da pista de gelo, foi cedido à Sociedade de Instrução e Recreio, tendo nesta sessão sido ainda atribuído apoio à Delegação de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa.

ELVAS: Mercado Municipal recebe o "4.º Mercado de Natal"

O 4º Mercado de Natal, promovido pela Câmara Municipal de Elvas, vai decorrer de 1 de Dezembro a 12 de Janeiro, e vai contar com animação neste período no Mercado Municipal da Casa das Barcas.

O programa de animação, que tem lugar aos sábados, entre as 7 e as 13 horas, contempla neste sábado dia 1, a actuação do grupo Voz Amiga da Terrugem, a partir das 9.30 horas.

No dia 8 de Dezembro actua o Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa, enquanto que a 15 de Dezembro é a vez de ouvir os Xumbo Torto.

O programa de animação prossegue a 22 de Dezembro com o Grupo de Roncas de Elvas e a 29 de Dezembro actuam os alunos da Gota D’Arte.

No mês de Janeiro a animação é garantida, pelo Grupo de Cantares os Santos Reses, de Barbacena, no dia 5 e encerra o programa de animação o Grupo de Cantares de Santa Eulália, a 12 de Janeiro.

De acordo com o município, esta é "uma forma de trazer animação a este espaço comercial na quadra natalícia".
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´