Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS: Publicado em DR concurso de reestruturação do Serviço de Ambulatório do Hospital de Santa Luzia

Foi publicado esta terça-feira, dia 12 de Junho, em Diário da República (ver aqui), o concurso de reestruturação do Serviço de Ambulatório do Hospital de Santa Luzia de Elvas, sendo este mais um passo para a instalação da Clínica de Alta Resolução da unidade de saúde.

A obra, vai ter um custo estimado de um milhão e meio de euros, entre construção da clínica e aquisição de equipamentos.

A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) é a entidade pública que vai ser a dona da obra.
 
A Clínica de Alta Resolução é, ao mesmo tempo, uma enorme mais valia para os residentes na área actrativa do hospital e uma valorização para os serviços de saúde prestados no Hospital de Santa Luzia.

ELVAS: Câmara aprova votos de louvor para André Vidigal e Luís Barradas

Os jovens desportistas elvenses André Vidigal e Luís Miguel Barradas vão receber votos de louvor, segundo foi deliberado pela Câmara Municipal de Elvas na sua reunião de 13 de Junho.

André Filipe Cunha Vidigal, de 19 anos, é um jovem elvense que se salienta enquanto futebolista. Na presente temporada futebolística, André Vidigal integra a equipa holandesa do Fortuna Sittard, que conseguiu a subida da II à I Divisão na Holanda. O futebolista de Elvas foi o segundo melhor marcador da equipa, com dez golos, tendo feito também duas assistências para golo, ao longo de 31 jogos em que alinhou no campeonato, totalizando 1570 minutos.

Por sua vez, Luís Miguel Barradas, de 16 anos, sagrou-se campeão nacional de juniores e jovens cavaleiros de resistência equestre, num raide de 120 quilómetros, disputado no passado dia 21 de Abril em Fronteira. Para esta modalidade e para o seu escalão etário, trata-se da classificação mais importante a nível nacional. O jovem, ao serviço da selecção nacional, integrou equipas que se distinguiram em grandes provas internacionais: em 2016, fez para da selecção nacional que conseguiu para Portugal a medalha de bronze por equipas, no campeonato europeu de jovens cavaleiros, em resistência equestre, e, em 2017, integrou a equipa nacional portuguesa que obteve o sexto lugar por equipas, no campeonato mundial de jovens cavaleiros, em resistência equestre.

O programa Férias Activas, em 2018, foi aprovado pela Câmara Municipal, preenchendo os tempos livres dos alunos do primeiro ciclo, entre 2 de Julho e 31 de Agosto, em diversas escolas e centros de convívio do concelho.
 
A Câmara aprovou a cedência de diversos equipamentos municipais:
- da Biblioteca Municipal para a presentação de livros;
- do Cine-Teatro para as comemorações dos 140 anos da PSP do distrito;
- do Cine-Teatro para as comemorações dos 30 anos da Academia de Música de Elvas;
- e do auditório do Centro de Negócios transfronteiriço, para as actividades de fim do ano lectivo da Obra de Santa Zita.
 
Foram ainda aprovadas 12 alterações ao trânsito em Elvas, que vão seguir para aprovação na Assembleia Municipal. Atribuídos apoios ao Centro Social de Nossa Senhora do Paço (Barbacena), Isekais, Paróquia de Santa Eulália e Associação de Pesca e Caça da Terrugem.

CAMPO MAIOR: CEAN é uma Super Escola Solidária

 
O Centro Educativo Alice Nabeiro (CEAN), da Associação Coração Delta, recebeu o Selo de Super Escola Solidária no âmbito do programa “Escolas Solidárias” da Fundação EDP.

Este selo, demonstra a qualidade da intervenção social para a sustentabilidade desenvolvida junto dos alunos do CEAN, com implementação de dezenas de acções anualmente.

As temáticas abordadas neste ano e que contribuíram para a conquista deste galardão foram bastante diversas. A reflorestação no Pinhal de Leira e Pampilhosa da Serra, a recolha de tampas para efeitos de criação de bancos de ajudas técnicas, recolhas de sangue, apadrinhamento de 7 crianças em São Tomé e Príncipe, a comemoração do Dia do Pijama com recolha de fundos, acções em parceria com a associação Nariz Vermelho, foram alguns exemplos.

Os 180 alunos do CEAN treinam diariamente a sua vertente solidária em acções sistemáticas que lhe atribuem super poderes de cidadania e respeito pelas comunidades, pelos seus problemas e pelas suas necessidades.

Ao longo do ano o CEAN seguiu a metodologia do programa e cumpriu todos os critérios de selecção até à fase final na qual dentre cerca de 500 escolas candidatas apenas 120 foram seleccionadas. Na fase final dentre as 120 finais o CEAN foi destingido entre as 52 escolas de referência como uma Super Escola, trazendo para o Alentejo uma das mais relevantes atribuições nacionais de reconhecimento da nossa pedagogia de projecto e empreendedora (neste caso com acções nas áreas sociais e ambientais).
Faixa publicitária

AUTENTICAÇÃO


ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´