Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ESTREMOZ: Alunas da Academia Sénior expõem trabalhos

Uma exposição intitulada "Artes Decorativas e Pintura da Academia Sénior de Estremoz" vai ser inaugurada esta quarta-feira, às 14.30 horas, no posto de turismo de Estremoz, informou fonte o município.

A mostra, que pode ser visitada até ao dia 10 de Dezembro, inclui trabalhos feitos pelas alunas durante as aulas, "aprendendo técnicas e aperfeiçoando o talento antes desconhecido".

48 horas Automóveis Antigos ao Alentejo tem etapa no concelho de Reguengos de Monsaraz

 
Reguengos de Monsaraz vai receber no dia 11 de Novembro a etapa final da 23ª edição das 48 horas Automóveis Antigos ao Alentejo. Esta prova de regularidade histórica organizada pelo Clube Português de Automóveis Antigos com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz está integrada no calendário da Federação de Automobilismo e Karting e terá 90 veículos, destacando-se os mais antigos, nomeadamente um Cadillac e um Ford A Roadster fabricados em 1931.

O percurso escolhido nesta edição vai passar pelos concelhos de Reguengos de Monsaraz, Beja, Moura, Vidigueira, Mértola e Castro Verde. Os participantes podem optar por um percurso turístico em que é privilegiada a parte social e um desportivo em que terão de executar 12 provas especiais de classificação cumprindo o regulamento da prova, como por exemplo a rampa de S. Pedro das Cabeças, conhecida como o local onde terá decorrido a Batalha de Ourique.

A 23ª edição das 48 horas Automóveis Antigos ao Alentejo tem duas etapas no sábado, dia 10 de Novembro. A primeira tem partida de Beja e paragem em Mértola, prosseguindo para a segunda etapa com passagens por S. Marcos da Ataboeira, S. Pedro das Cabeças, Castro Verde e Entradas, terminando em Beja.

No dia 11 de Novembro, os participantes partem de Beja para a última etapa, passam por Moura e chegam às 11.00 horas a Monsaraz para conhecerem a vila medieval. Segue-se uma visita ao Centro Oleiro de S. Pedro do Corval, considerado o maior do país com 22 olarias em actividade, e pelas 12.30 horas está prevista a chegada a Reguengos de Monsaraz onde decorrerá o almoço final e a entrega de prémios.

Exercício público “A Terra Treme” realiza-se esta segunda-feira

O exercício público "A Terra Treme", organizado pela Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), realiza-se esta segunda-feira, dia 5 de Novembro, às 11.05 horas, data que coincide com o Dia Internacional dos Tsunamis.

Este exercício anual, de âmbito nacional de sensibilização para o risco sísmico, é uma medida prevista na Estratégia Nacional de Protecção Civil Preventiva, aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 160/2017, de 30 de Outubro.

O objectivo deste exercício, durante o qual se exercitam os "3 gestos que salvam" – BAIXAR, PROTEGER e AGUARDAR – é capacitar os cidadãos para saberem como agir em caso de sismo.

Além das Escolas, cuja adesão à iniciativa tem sido enorme ao longo das sucessivas edições, a ANPC tem, ano após ano, alargado a toda a sociedade a reflexão sobre a temática do risco sísmico e procurado envolver um número crescente de participantes neste exercício.
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´