Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

Reguengos de Monsaraz comemora Dia Europeu do Enoturismo

Reguengos de Monsaraz, a Capital dos Vinhos de Portugal, vai assinalar o Dia Europeu do Enoturismo com um concerto do espanhol Danny Del Toro e a sua banda Del Touro Blues Band, o Passeio TT Rota dos Vinhos, uma Caminhada de São Martinho e várias provas de vinho. O Dia Europeu do Enoturismo é comemorado desde 2009 no segundo domingo de Novembro pelas cidades que integram a RECEVIN - Rede Europeia das Cidades do Vinho para promover o turismo do vinho nos países europeus aderentes.

O programa organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz inicia-se na sexta-feira, dia 10 de Novembro, às 21.30 horas, no Auditório Municipal, com o concerto de São Martinho. Danny Del Toro (harmónica e voz), um dos melhores interpretes de harmónica de Blues da Europa, sobe ao palco com a banda que formou na Suécia, a Del Touro Blues Band, constituída por Adrián Carrera (bateria), Victor Sanchez (guitarra) e Pedrinho Maravilloso (baixo).

Neste concerto, Danny Del Toro vai apresentar os dois primeiros temas do seu quinto álbum, que será editado no próximo ano, mas também alguns dos melhores Blues de Chicago, West Coast Blues e Swing. Para além da carreira a solo e com a banda, Danny Del Toro acompanha artistas internacionais nas suas tournées na Europa, tais como Julian Burdock, Little G Weevil, Alvon Johnson, Bex Marshall, Marco Cinelli, entre outros.

No sábado, às 8.30 horas, realiza-se a Caminhada de São Martinho, que vai decorrer na área geográfica da freguesia de Monsaraz. Os participantes vão efectuar um trajecto de 13 quilómetros de dificuldade média com partida e chegada à Casa do Cante, no Telheiro, e passagem pela vila medieval de Monsaraz, pela praia fluvial de Monsaraz, mas também por monumentos como o Cromeleque do Xerez, a ponte romana pedonal, o Convento da Orada, entre outros. No final da caminhada haverá um almoço com as actuações do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz e do Grupo Coral do Centro de Convívio da Barrada.

Pelas 9.00 horas tem início o Passeio TT Rota dos Vinhos para viaturas todo-o-terreno, motos, quads e buggy’s. Os pilotos vão percorrer 70 quilómetros num trajecto de dificuldade média/baixa, com passagem, por exemplo, pela pista da Herdade da Herdadinha, do produtor de vinho Ervideira. Cinco euros do valor de cada inscrição vão reverter para os Bombeiros Voluntários de Reguengos de Monsaraz. A fechar o dia, às 18.30 horas, na Casa do Benfica em Reguengos de Monsaraz haverá prova de vinhos novos.
 
No domingo, Dia Europeu do Enoturismo, realizam-se provas de vinhos durante o dia em dois produtores de vinho do concelho, nomeadamente no Monte dos Perdigões e na Adega José de Sousa.

CRATO: GNR detém três homens por furto de azeitona

O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial do Crato, deteve esta segunda-feira, dia 6 de Novembro, em flagrante delito, três homens com idades compreendidas entre os 23 e os 29 anos, por furto de azeitona, na localidade de Vale de Peso, no concelho do Crato.

Os indivíduos, foram surpreendidos num olival, já na posse de 200 quilos de azeitona furtada e acondicionada em panos e sacos.

Os suspeitos, com antecedentes criminais por burla, foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência.

Pedro Marques anunciou construção do troço ferroviário entre Évora e Elvas

O Ministro do Planeamento e das Infra-estruturas anunciou esta segunda-feira, dia 6 de Novembro, no parlamento, que nos próximos três meses, será dado início ao processo de construção do troço ferroviário entre Évora e Elvas, no valor de 70 milhões de euros, com o lançamento do concurso.
 
Pedro Marques, foi ouvido no parlamento, em Lisboa, acerca do Orçamento do Estado para 2018 (OE2018) e destacou vários investimentos previstos para a ferrovia, na qual o executivo espera investir cerca de 360 milhões de euros, quer a nível de infra-estruturas, quer de material circulante.
 
Para já, o ministro anunciou que "nos próximos 90 dias", será lançada "a primeira grande obra", que está em falta para ligar Portugal ao resto da Europa por sul - o troço entre Évora e Elvas, um concurso de 70 milhões de euros, "desenvolvendo depois gradualmente todo o investimento que lhe está associado".
 
"Este caso é mesmo construção de linha nova, é manifestamente o mais importante investimento que temos de fazer no corredor Sines-Caia e vamos iniciá-lo nos próximos 90 dias com este primeiro concurso de 70 milhões de euros já para obra", afirmou Pedro Marques, destacando, por outro lado, que "no início do próximo ano será adjudicada a obra do concurso já lançado para modernizar a linha entre Elvas e a fronteira".
Faixa publicitária

AUTENTICAÇÃO


ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´