Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS: Romeiros de Vila Boim já chegaram a Fátima

Um grupo de 50 pessoas de Vila Boim, percorreu desde sexta-feira, 29 de Abril, até quarta-feira, 4 de Maio, os 214 quilómetros que separam a localidade até Fátima em carroças puxadas por mulas e éguas.

O trajecto, em jeito de peregrinação, foi uma iniciativa dos Romeiros de Vila Boim. Uns por fé, outros pela experiência, alguns apenas pelo convívio, chamaram a atenção com as carroças enfeitadas com os adornos tradicionais da Feira de São Mateus. Uma iniciativa a repetir, afirmaram, apesar de cinco dias de chuva, dormidas em tendas e carroças e as dificuldades em fazer as subidas do trajecto com os animais.

A ideia partiu de um grupo de amigos dos Romeiros de Vila Boim, explicou um dos membros, Luís Lourenço. Já alguns tinham feito a peregrinação a pé e surgiu a ideia de, ao jeito dos romeiros, levar as tradicionais carroças alentejanas, já usadas por estes durante a Feira de São Mateus, em Elvas. "Estamos muito ligados a isto. Há seis anos retomámos a tradição de ir à feira com as carroças", transporte de outros tempos.

A saída de Vila Boim deu-se na sexta-feira e percorreu Prazeres, Monforte, Ponte de Sôr, Chamusca, Golegã, Torres Novas e por fim Fátima, na quarta-feira. Um percurso "bastante planeado", em que correu tudo dentro das expectativas. As dormidas e a comida foram por conta dos romeiros, que passaram as noites nas carroças ou em tendas.

Num grupo maioritariamente masculino, seis mulheres deram o colorido e ajudaram na preparação da comida. A cozinheira, Fátima Rego, ofereceu-se para acompanhar. "Estou habituada a cozinhar seja onde for, desde que tenha fogão e panelas", referiu. "Enche-me de alegria vê-los a rezar, rezar com eles, iniciar a refeição com uma oração".

ELVAS: Encontro Internacional de Artistas do Alentejo

"Uma aposta clara por um mundo sem fronteiras" é o mote da terceira edição da LIGAÇÃO (Encontro Internacional de Artistas do Alentejo), que está a decorrer em Elvas.

Vindos de países tão distantes como Israel ou a Holanda, uma dezena de artistas estão reunidos na "Herdade das Defesinhas", próximo da Ajuda, onde se reuniram as condições necessárias para a criação artística e a troca de ideias.

Este ano conta com uma inovação: a parceria com o agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas (Boa-Fé) vai culminar, durante o dia de hoje (aberto ao público em geral), na apresentação musical conjunta de artistas infantis e maestros internacionais e ainda a apresentação do professor Mário Carriço, o guitarrista Paulo Cachinho e a cantora elvense Soraia Branco.

Paz Die Dean, directora do projecto, salienta o apoio e o esforço da Câmara Municipal de Elvas, bem como dos patrocinadores "com sensibilidade artística que oferecem os seus serviços", uma ajuda sem a qual não seria possível concretizar o encontro.

De 6 a 26 de Maio, as obras criadas vão estar expostas na Casa da Cultura de Elvas. Os espanhóis Fernando Barredo e Pedro Roque estão a trabalhar numa escultura em ferro e cimento, que se fixará na rotunda de chegada a Portugal, desde Espanha. Um trabalho que, alusivo ao tema, pretende abolir, "por afinidade e amizade", a fronteira entre os dois países.

Mais de 3000 atletas participam, sábado, no Portalegre BTT

A maior festa do BTT Nacional, o Portalegre BTT, marcado para sábado, dia 7 de Maio, vai contar com a participação de mais de 3000 atletas, anunciou ontem o presidente do Grupo Ases do Pedal, Manuel Vilela, que vai organizar a prova pelo décimo ano consecutivo.

Os participantes na 10ª edição do Portalegre BTT vão sair do Campo da Feira, às 09.00 horas, para cumprir uma prova com duas distâncias: maratona e meia maratona.

O jardim da Corredoura, à semelhança, do que sucedeu em 2010, foi o local escolhido para a chegada dos atletas. Alterações, só mesmo no percurso, e sobretudo no interior da cidade de Portalegre.

A segurança da prova será acautelada por elementos da policia, bombeiros, cruz vermelha portuguesa e espanhola, e estará ainda disponível um helicóptero para evacuar algum atleta em caso de acidente.

Para assinalar o décimo aniversário do Portalegre BTT a organização decidiu promover este ano, a MINIPTG.Trata-se de um percurso, com 3,5 quilómetros, destinado a crianças entre os 8 e 12 anos, que já regista cerca de 70 inscrições.

O primeiro atleta a cumprir a meia maratona deverá cortar a meta, no Jardim da Corredoura, cerca das 11.30 horas.

Faixa publicitária

AUTENTICAÇÃO


ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´