Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ESTREMOZ: Autoridades investigam alegado abuso sexual a duas crianças

As autoridades estão a investigar uma denúncia de alegada prática de crimes de abuso sexual de crianças, durante uma actividade de tempos livres numa instituição de Estremoz.

Os alegados abusos sexuais terão sido praticados por um jovem de 19 anos, durante uma actividade de tempos livres do Centro Social e Paroquial de Santo André (Estremoz), da qual era monitor, contra dois rapazes de cinco e oito anos.

A actividade terá decorrido durante um acampamento no parque de campismo de Avis.

Os factos foram denunciados à Polícia de Segurança Pública (PSP) no passado sábado dia 16 de Junho, e o caso foi encaminhado para a Polícia Judiciária (PJ).

ELVAS: Inaugurada a exposição "Staging the Archive" no MACE

Foi inaugurada ontem, sábado, dia 16 de Junho, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE) a exposição "Staging the Archive", resultante da parceria estabelecida entre a Câmara Municipal de Elvas e a Fundação de Serralves.

"Staging the Archive" é o título da exposição concebida por Ana Anacleto para integrar a quinta edição do projecto Antena que se centra, pela primeira vez neste ciclo, na possibilidade de diálogo entre dois espólios: a Colecção da Fundação de Serralves e a Colecção António Cachola do MACE.

Num olhar eminentemente prospectivo, a exposição debruça-se sobre a presença do arquivo e as condições da sua prática no contexto da arte contemporânea, entendendo-o aqui não somente como lugar fixo ou corpo estável de acumulação e conservação de registos históricos mas também, e sobretudo, como repositório de livre associação e processo de construção de memória muitas vezes assente em narrativas puramente ficcionais.

Organizada a partir de uma matriz temática e segundo critérios dominantemente arquivísticos, a exposição reúne um conjunto de obras emblemáticas de artistas nacionais e internacionais pertencentes às duas colecções, articuladas, no contexto da exposição, com um conjunto de outras obras também seleccionadas pela curadora.

Apresentam-se assim obras de Ignasi Aballí, Manuel Alvess, John Baldessari, Pedro Barateiro, Lothar Baumgarten, Bernd & Hilla Becher, Daniel Blaufuks, Christian Boltanski, Fernando Calhau, Lourdes Castro, Nuno Cera, Daniel Gustav Cramer, José Pedro Croft, Tacita Dean, Jan Dibbets, Hans-Peter Feldmann, Dan Graham, Grupo Acções Colectivas (Kollektivnye deistviya), Ana Hatherly, Thomas Hirschhorn, Pierre Huyghe, On Kawara, João Leonardo, Gordon Matta-Clark, Paulo Mendes, Robert Morris, João Maria Gusmão & Pedro Paiva, Pedro Diniz Reis, Rosângela Rennó, André Romão, Ed Ruscha, Julião Sarmento, Simon Starling, Mario García Torres, Ricardo Valentim.

Esta exposição estará patente até 31 de Dezembro de 2011.

Veja aqui a nossa reportagem fotográfica.

METEO: Radiação Ultravioleta elevada no distrito nos próximos dias

Segundo dados do Instituto de Meteorologia, o distrito de Portalegre apresenta durante os próximos dias, um índice muito alto de radiação ultravioleta, representando este nível de incidência um elevado factor de risco para a saúde pública.

A radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde se o nível de UV exceder os limites de segurança, de acordo com informação disponível no site do IM.

De acordo com a previsão do IM, o distrito de Portalegre vai ter um nível de radiação UV 10.
 
Os cuidados a ter passam pela utilização de óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protector solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

Esta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo, consoante o índice que chega ao >11.

Para mais informações consulte aqui o site do Instituto de Meteorologia, IP Portugal.
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´