Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

Câmaras do Alentejo são as que mais investem na cultura e no desporto

Avaliação: / 0
FracoBom 
O Alentejo concentrava em 2010 o maior número de câmaras com uma proporção de despesa em cultura e desporto superior a 20%, revelou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os dados fazem parte dos Anuários Estatísticos Regionais do INE, hoje apresentados, e colocam Viana do Alentejo como o município que mais investe em cultura e desporto e Carrazeda de Ansiães como o que menos emprega naquelas actividades.

De acordo com os anuários, em 2010 cerca de 8,9% do total de despesas correntes e de capital das câmaras municipais destinavam-se a actividades culturais e de desporto.

O Alentejo era a região com maior proporção neste indicador (10,9%), seguida do Algarve e da Região Autónoma dos Açores (10,7%) e da região Centro (9,7%), completando assim o conjunto de regiões NUTS II (nomenclatura das unidades territoriais estatísticas de segundo nível, correspondentes às sete regiões do país) que apresentavam proporções acima da média nacional.

No que respeita aos números de cada município, a região do Alentejo concentrava em 2010 o maior número de câmaras com uma proporção de despesa em cultura e desporto superior a 20%.

De acordo com os dados do INE, o valor mais alto de todo o país estava em Viana do Alentejo (43,9%), seguindo-se Castelo de Vide (32,2%), Montemor-o-Velho (30,9%), Campo Maior (28,5%) e Fronteira (27,1%).

Nas regiões Norte e Centro predominavam os municípios em que a parte das despesas totais dedicada a actividades culturais e de desporto era inferior a 5%.

O município com menor percentagem de despesa em cultura e desporto era Carrazeda de Ansiães, com 0,8%.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´