Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

Veja este domingo o eclipse solar

Avaliação: / 1
FracoBom 
Este domingo, dia 3 de Novembro, será possível assistir em Portugal a um eclipse solar, que no nosso País será parcial, devido à localização geográfica. Trata-se de um eclipse híbrido (eclipse total e eclipse anelar), que se estende numa faixa estreita de visibilidade desde a Florida, EUA, até a Etiópia, na costa leste africana. A próxima ocorrência deverá acontecer apenas em 2015.

Grom Matthies, especialista em astronomia e futuro director da Casa da Astronomia (projecto a ser desenvolvido pelo Núcleo Interactivo de Astronomia), deixa algumas recomendações para a melhor observação deste fenómeno.

Em Portugal apenas 14% do disco solar será obstruído pela lua. "A redução da luz de ambiente e da temperatura será praticamente imperceptível a quem não esteja ciente do eclipse", referiu.

Contudo, a visibilidade parcial não dispensa a utilização de protecção adequada na observação do eclipse, de forma a "evitar danos irreparáveis ao olho". O especialista refere que a solução mais segura e confortável é a utilização dos chamados "óculos de eclipse", embora alerte para a dificuldade de os encontrar à venda no nosso país.

Uma alternativa relativamente económica aos óculos apropriados, segundo Grom Matthies, pode ser a "utilização de filtros de máscara de soldador, de densidade 13 ou 14". É também possível recorrer a um pequeno espelho para projectar o sol numa parede, embora se trate de um processo mais complexo.

O astrónomo alertou ainda para o perigo da utilização de filmes raio-x como protecção contra raios Ultravioleta (UV), fazendo até uma comparação curiosa: "a protecção contra raios UV desses filmes é igual à de gelatina a servir de airbag num acidente rodoviário".

Durante o eclipse, não é recomendável olhar directamente para o sol, sem protecção, por mais de dez segundos em cada hora.  O especialista refere ainda que pessoas com pele sensível devem usar protector solar e, assim, evitar eventuais queimaduras. A exposição ao sol deve ser feita de forma cuidada.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´