Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

SÃO MARCOS DO CAMPO: Perdas de água da rede reduzidas em 60 por cento

Avaliação: / 0
FracoBom 
O Município de Reguengos de Monsaraz, em parceria com a empresa EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, SA, realizou um trabalho de análise na rede de abastecimento de São Marcos do Campo, devido aos elevados índices de perdas de água e baixos valores de pressão. Assim, desenvolveram um complexo trabalho que incluiu a validação do cadastro através do "SIGREDES", a substituição de válvulas de seccionamento e posteriormente a detecção e reparação de diversas fugas de água, com base na metodologia da EPAL – WONE (Water Optimization for Network Efficiency).

Em apenas quatro dias de trabalhos, conseguiu-se reduzir em 60 por cento as perdas de água, o equivalente a 50 mil m3/ano. Devido a estas intervenções, o Município de Reguengos de Monsaraz terá uma poupança de quase quarenta mil euros anuais, desde que não se verifiquem novas roturas.
 
Sem grandes impactos destrutivos, nesta operação foram identificadas e reparadas quatro roturas de grandes dimensões e que obtiveram, como efeito directo, o aumento da pressão nos pontos mais altos da aldeia para valores iguais ou superiores à pressão de conforto. Em termos médios globais, verificou-se um aumento médio de pressão de 1,4 bar em toda a localidade, bem como a já referida diminuição de perdas de água.

Refira-se que a recente conclusão do sistema de telegestão da rede de abastecimento de água do Município de Reguengos de Monsaraz tem sido igualmente um meio técnico fundamental para a detecção deste tipo de problemas, ao permitir a sua identificação e diagnóstico, prevendo-se que intervenções semelhantes sejam efectuadas a curto prazo noutras localidades do concelho.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´