Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

CICLISMO: "Alentejana" vai para a estrada de 26 a 30 de Março

Avaliação: / 0
FracoBom 
De 26 a 30 de Março, as atenções desportivas concentram-se na realização da 32ª Volta ao Alentejo em Bicicleta. Os corredores das 18 equipas presentes têm pela frente 896,8 km de competição divididas por 5 etapas que se começam a traçar em Castelo de Vide e terminam em Évora.

Para o director da Prova, Joaquim Gomes, a edição deste ano completa a diversidade, expressa no percurso traçado com "média montanha, etapas longas e finais para velocistas, em suma, uma prova equilibrada com todos os ingredientes para proporcionar um bom espectáculo!"

O pelotão de 18 equipas começa por se juntar na vila de Castelo de Vide na quarta-feira, dia 26, de onde partirá às 11.20 horas em direcção a Marvão. Esta primeira etapa, a mais curta, com 167 quilómetros passará por Crato, Monforte e Degolados, pontos estratégicos com as três metas volantes do dia. Em Monte Paleiros, a cerca de 12 quilómetros para a chegada, haverá uma primeira contagem para o prémio de montanha. A chegada a Marvão, ao jeito dos trepadores, coincidirá com um prémio de 2ª categoria e deverá acontecer por volta das 15.40 horas.

O Complexo Desportivo de Sousel será palco de partida para a segunda etapa que vai acontecer às 10.30 horas. O percurso, quase 193 quilómetros será pontuado pelas metas volantes em Estremoz, Vila Viçosa e Alcaçovas antes de ser concluído em Montemor-o-Novo, por volta das 15.30 horas. Esta chegada inédita junto ao castelo servirá também para classificar os melhores trepadores que terão aí uma contagem de 4ª categoria.

No terceiro dia de prova realiza-se a tirada mais longa desta edição da "Alentejana" que vai ultrapassar as duas centenas de quilómetros. A concentração para esta longa tirada começa junto à Câmara Municipal de Redondo onde a etapa começa às 10.35 horas. As metas volantes estarão instaladas em Reguengos de Monsaraz, Serpa e Mértola. A passagem por Mértola, onde vai terminar o dia de corrida às 16.00 horas, acontece a cerca de 50 quilómetros da meta instalada junto aos Bombeiros Voluntários.

Depois de deixar a zona fronteiriça, a 32ª Volta ao Alentejo Liberty Seguros ruma para o litoral. No sábado a caravana concentra-se junto ao rio Mira, na vila de Odemira, de onde vai sair para percorrer quase 160 quilómetros até Santiago do Cacém. A partida da quarta etapa está marcada para as 11.35 horas e após uma incursão na costa alentejana, a competição estará de regresso a Odemira onde está instalada uma meta volante ao quilómetro 55,7. Quando faltarem pouco mais de 35 quilómetros para a chegada, o pelotão fará a primeira abordagem a Santiago do Cacém quando aí acontecer a segunda meta volante. A escassos 11 quilómetros do fim, a passagem por Vila Nova de Santo André representará o ultimo ponto intermédio de bonificação. A meta final, instalada junto ao Pavilhão Desportivo de Santiago do Cacém será abordada cerca das 15.40 horas.

O derradeiro dia de competição, domingo, 30 de Março, começa em Alcácer do Sal junto ao tribunal. Quando a partida for dada às 11.15 horas faltarão quase 173 quilómetros para se conhecer o vencedor da 32ª Volta ao Alentejo Liberty Seguros.

As metas volantes de Vendas Novas, Pavia e Arraiolos e o prémio de montanha de 4ª categoria, às portas de Montemor-o-Novo,são pontos "quentes" de uma jornada que termina em festa no centro histórico de Évora, em plena Praça do Giraldo, que não recebia a visita da "Alentejana" desde 2010.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´