Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

BADAJOZ: Duas curtas-metragens portuguesas premiadas no 20º Festival Ibérico de Cinema

Avaliação: / 0
FracoBom 
Duas curtas-metragens portuguesas foram premiadas na vigésima edição do Festival Ibérico de Cinema, que cada ano se celebra na cidade espanhola de Badajoz. Uma delas foi "Longe do éden", obra dirigida por Carlos Amaral que ganhou o prémio à melhor fotografia, realizada por Paulo Castilho. A outra foi "Gambozinos", dirigida por João Nicolau, que conseguiu o galardão à melhor música original, da autoria de Mariana Ricardo.

"Longe do éden" é uma obra ambientada num ambiente apocalíptico, onde os últimos humanos sobreviventes protagonizam um duro combate por permanecer com vida. "Gambozinos", pelo contrário, é uma tenra história na qual um rapaz tenta conquistar o amor de uma colega de turma e, ao mesmo tempo, evitar a perseguição de outros rapazes mais velhos.

As duas curtas-metragens integraram o palmarés final do festival, onde o primeiro prémio foi para "Sequence", filme espanhol dirigido por Carles Torrens que conta a história de um jovem que começa um novo dia sem saber que durante a noite anterior protagonizou um terrível pesadelo que sonharam todos os habitantes da sua cidade.

Outros filmes que destacaram nesta edição do Festival Ibérico de Cinema foram "Absolutamente pessoal", de Julián Merino, que conseguiu o prémio do público, e "Pipas", de Manuela Moreno, galardoada com a melhor direcção e o melhor guião. Os prémios foram entregues numa cerimónia de encerramento apresentada pela actriz espanhola Kiti Mánver e contou ainda com a actuação musical de Susan Santos.

Na sua vigésima edição, o Festival Ibérico de Cinema contou na secção oficial a concurso com 21 filmes, 18 realizados em Espanha e três provenientes de Portugal. Estes trabalhos foram seleccionados pela organização entre as quase 500 obras recebidas, das quais 30 eram portuguesas e o resto espanholas.

O Festival Ibérico de Cinema de Badajoz, organizado por Tragaluz, contou com a colaboração do Governo da Extremadura, a Filmoteca da Extremadura, a Diputación de Badajoz, o Consorcio Teatro López de Ayala, Delta Cafés e o CEXECI.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´