Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

Polícia de Segurança Pública alarga "Dia do Idoso" a todo o mês de Outubro

Avaliação: / 0
FracoBom 
A população com mais de 65 anos vai ser o centro da atenção do policiamento de proximidade da Polícia de Segurança Pública (PSP) durante todo o mês de Outubro, numa iniciativa que procura combater a solidão e, em simultâneo, alertar o público-alvo para os cuidados a ter no dia-a-dia em prol de uma maior segurança.

A solidão é um fenómeno cada vez mais frequente na sociedade actual e potencia uma maior vulnerabilidade da população idosa, permitindo a aproximação de pessoas com intenções menos positivas e facilitando a ocorrência de determinados tipos de crime.

Desde Janeiro a Agosto do corrente ano a PSP sinalizou 1113 idosos, 994 dos quais foram encaminhados para entidades com poder de resposta, no intuito de combater o isolamento e promover que a população tenha acesso aos cuidados básicos de higiene, saúde e alimentação. Já em 2014 a PSP havia sinalizado cerca de 1800 idosos em todo o país, a maioria dos quais em Lisboa (751) e encaminhado 1552.

Entre o leque de crimes praticados contra idosos, quer em 2014, quer em 2015, destacam-se o furto por carteirista, o dano e o furto em residência com arrombamento, escalamento ou chaves falsas. Entre os mais praticados contam-se também o furto em veículo motorizado, a ofensa à integridade física voluntária simples e as burlas em geral.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´