Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

ELVAS: Recomendações sobre o Hospital de Santa Luzia aprovadas na Assembleia da República

Avaliação: / 0
FracoBom 
O presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, afirmou, em conferência de Imprensa realizada esta sexta-feira, dia 8 de Julho, que a Câmara Municipal se congratula "por estar a ser dados passos certos para a consolidação dos serviços e valências do Hospital de Santa Luzia".
 
"Este é o primeiro passo para que sejam reforçados os serviços do Hospital de Elvas", afirmou o autarca, referindo que "estas recomendações vêm ao encontro daquilo que os utentes do hospital pretendem".
 
As declarações surgem após a aprovação, na Assembleia da República, de recomendações ao Governo, apresentadas pelo Partido Socialista, Partido Comunista Português e Bloco de Esquerda, que apontam para o crescimento e consolidação do Hospital de Santa Luzia de Elvas.
 
Nos projectos de moção apresentados pelos partidos, recomenda-se ao Governo que o Hospital de Santa Luzia veja consolidadas as valências médicas que disponibiliza às populações e também que o Serviço de Urgência seja adequado às necessidades, tendo em conta as características geográficas da região, mantendo as valências de Cirurgia e Ortopedia.

Recomenda-se também que as unidades de saúde dos concelhos mais próximos pertencentes ao distrito de Évora permitam aos seus utentes o recurso aos cuidados de saúde do Hospital de Santa Luzia, em especial consultas e meios complementares de diagnóstico e terapêutica.

Os partidos indicam ainda que sejam promovidas acções para prestação de cuidados de saúde a residentes na Estremadura espanhola, que aguardam em listas de espera, com a rentabilização dos recursos existentes e capacidade instalada nesta unidade hospitalar.

A articulação entre os hospitais de Elvas, Portalegre e Évora, no sentido de alargar a resposta às necessidades dos utentes, respeitando a proximidade como critério de acessibilidade é outro dos pontos em foco nas recomendações feitas por PS, PCP e Bloco de Esquerda.

Pedem ainda o estabelecimento de critérios que melhorem as respostas aos utentes, contrariando lógicas de disputa de utentes entre serviços públicos e que seja feito o levantamento de intervenções de requalificação do edifício do hospital e definido o calendário de realização das obras.

Por último aconselham que sejam desenvolvidas acções para a contratação de profissionais necessários ao funcionamento do hospital, sejam médicos, enfermeiros ou assistentes técnicos.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´