Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária

CALOR: Temperaturas aumentam este fim-de-semana. Atenção aos raios UV

Avaliação: / 0
FracoBom 
Todas as regiões de Portugal continental e do arquipélago da Madeira apresentam este sábado, dia 20 de Maio, um risco "muito elevado" de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o Instituto, as regiões de Beja, Viana do Castelo, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Guarda, Penhas Douradas, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Sines, Vila Real, Viseu, Aveiro, Porto, Funchal e Porto Santo (Madeira) e Ponta Delgada (ilha de São Miguel, nos Açores), Angra do Heroísmo (Terceira) estão hoje em risco "muito elevado" de exposição à radiação UV. A excepção vai para Santa Cruz das Flores (ilha das Flores) com "risco elevado" e Horta (Faial) com nível "moderado".

Para as regiões com risco "muito elevado" e "elevado", o Instituto recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, "t-shirt", guarda-sol e protector solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.

Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é "Baixo", 3 a 5 ("moderado"), 6 a 7 ("elevado"), 8 a 10 ("muito elevado") e superior a 11 ("extremo").

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, tornando-se progressivamente, de norte para sul, nublado por nuvens altas a partir da manhã.

A previsão aponta também para vento em geral fraco do quadrante leste, sendo moderado de noroeste no litoral oeste durante a tarde, soprando moderado no Algarve e nas terras altas, onde se tornará forte no final do dia.

O instituto prevê ainda uma pequena subida da temperatura mínima na região Sul e no interior da região Centro e subida acentuada da máxima.

Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado e vento fraco a moderado de nordeste, rodando gradualmente para noroeste.

O IPMA prevê para os Açores períodos de céu muito nublado, períodos de chuva e vento sudoeste moderado, rodando para oeste.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 13 e 29 graus Celsius, no Porto entre 10 e 27, em Vila Real entre 08 e 25, em Viseu entre 09 e 26, em Bragança entre 05 e 24, na Guarda entre 06 e 23, em Coimbra entre 10 e 29, em Castelo Branco entre 11 e 28, em Santarém entre 10 e 30, em Évora entre 10 e 32, em Beja entre 12 e 33, em Faro entre 17 e 29, no Funchal entre 16 e 23, em Ponta Delgada e na Horta entre 15 e 20 e em Santa Cruz das Flores entre 16 e 20.

Comentar

Os comentários deste site são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, ficando registado na nossa base de dados o número de IP.
O portal "ELVAS.com.pt" reserva-se ao direito de não publicar os comentários enviados.


Código de segurança
Actualizar

Faixa publicitária

AUTENTICAÇÃO


ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´