Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

Contrato de concessão da Coudelaria de Alter do Chão já está assinado

Avaliação: / 0
FracoBom 
 
O contrato de concessão da Coudelaria de Alter do Chão, no distrito de Portalegre, entre as várias entidades do sector público com o Grupo Vila Galé, foi assinado esta sexta-feira, dia 28 de Setembro, numa cerimónia realizada no Ministério da Agricultura, em Lisboa.
 
O Grupo Vila Galé vai assim investir oito milhões de euros na recuperação de uma parte do edificado na Coudelaria de Alter do Chão, num projecto que prevê a construção de um hotel temático de quatro estrelas, com aproximadamente 76 quartos, distribuídos pela Casa de Campo, pelas antigas cavalariças, pelo edifício administrativo e pelas antigas pocilgas. A enoteca e o lagar serão também utilizados em eventos temáticos. O hotel vai dispor ainda de "spa" e restaurante, com uma forte aposta na gastronomia regional.
 
De recordar que, a Coudelaria de Alter do Chão, foi fundada em 1748 por D. João V, e desenvolve trabalhos de selecção e melhoramento de cavalos Lusitanos, possuindo uma unidade clínica dotada com todos os meios para o acompanhamento e tratamento médico dos animais, acolhendo, nas suas instalações, entre outras valências, o Laboratório de Genética Molecular.

A coudelaria, que emprega cerca de 30 pessoas, passou a ser gerida, em Março de 2007, pela Fundação Alter Real (FAR), após a extinção do Serviço Nacional Coudélico, no âmbito do Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado.

Após a extinção da FAR, em Agosto de 2013, a Companhia das Lezírias assumiu a gestão da coudelaria, cabendo a gestão do Laboratório de Genética Molecular à Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´