Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária

Casa da História Judaica de Elvas abriu ao público este sábado

Avaliação: / 0
FracoBom 

A Casa da História Judaica de Elvas abriu na manhã deste sábado, dia 13 de Abril, ao público, numa cerimónia que decorreu na Rua dos Açougues, onde se localiza.

Nesta cerimónia, entre dezenas de convidados, marcou presença o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha; a directora Regional de Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira; o deputado da Assembleia da República Pedro Murcela; o presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Ricardo Pinheiro, e representantes da comunidade judaica em Portugal.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas salientou a abertura deste espaço ao público, referindo que "com esta recuperação de um edifício histórico, demos dignidade a este espaço e permitimos que este espaço que chegou a ser armazém, possa agora ser aberto ao público e comprove, mais uma vez, a riqueza do nosso património arquitectónico".

Ana Paula Amendoeira, directora Regional de Cultura do Alentejo, salientou a importância "deste espaço, que dá conhecer uma parte da história da cidade, que foi recuperada e é assim dada a conhecer aos visitantes", preservando-se assim "a memória destes locais e a história ligada a eles".

Neste espaço, inserido no projecto "Rotas de Sefarad", o público vai poder visitar a sinagoga e vários núcleos expositivos sobre as histórias da comunidade judaica em Elvas, num investimento em que pretendia recriar o espaço de uma Sinagoga, onde se pensa já ter existido uma, e dar a conhecer como vivia a comunidade Judaica as funções que desempenhavam e o contributo dado à cidade.

Na cidade Património Mundial chegaram a viver mais de mil judeus, antes de serem expulsos pelo aparecimento da Inquisição, que perseguiu e condenou aqueles que considerava hereges ou seguidores de outras religiões que não a católica, e este pretende ser um contributo para a compreensão da história desta comunidade.

Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´