Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt

Esgotos de Varche e Calçadinha já são tratados na ETAR de Elvas

Os novos emissários e estações de tratamento de esgotos de Varche e da Calçadinha, no concelho de Elvas, já se encontram em funcionamento. Agora, os esgotos destas duas localidades do concelho e ainda das zonas da Tapada da Baixa e Fonte Santa já são tratados na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Elvas. Trata-se de uma valorização importante em termos ambientais no nosso concelho.

Antes desta obra, o sistema de esgotos desta zona da Freguesia de São Brás e São Lourenço era constituído por três fossas em Varche e outras tantas na Calçadinha, que estavam em funcionamento há cerca de três décadas e já não garantiam o tratamento eficaz dos resíduos.

Com a obra agora concluída, foram anuladas as seis fossas existentes e criada uma nova rede de colectores de esgoto e estações elevatórias, duas em Varche e três na Calçadinha e arredores. Através deste equipamento, o esgoto destas localidades é bombado para a rede de Elvas: no caso de Varche a ligação ao colector da cidade é feita na proximidades das Piscinas Municipais, enquanto no que respeita à Calçadinha a ligação é feita próximo do Bairro Europa. Após a entrada no colector de Elvas, os esgotos são tratados na ETAR de Elvas, próximo das Pias.

Esta obra envolveu a construção de 3700 metros de colector no sistema de Varche e 4500 metros no sistema da Calçadinha. O valor total das obras é de 728 mil euros: 323 mil na obra de Varche e 405 mil na obra da Calçadinha. Este investimento teve apoio da União Europeia, através do programa POSEUR, no valor de 613 mil euros.

ELVAS: "Holmes & Watson" para ver este sábado no Cine NOS

O Cine NOS apresenta na noite deste sábado, dia 26 de Janeiro, em Elvas, a película cinematográfica "Holmes & Watson", de Etan Cohen.
 
Com início previsto para as 21.30 horas, no Auditório São Mateus, a dupla Ferrell/Reilly está de volta e desta vez para interpretar o maior detective do mundo e o seu fiel assistente.

Will Ferrell e John C. Reilly regressam ao grande ecrã como protagonistas desta hilariante comédia "Holmes & Watson".
 
Os ingressos para esta película poderão ser adquiridos 90 minutos antes do início de cada sessão, nas bilheteiras do Cinema NOS, localizadas no Auditório São Mateus.
 
Veja aqui o trailer deste filme.

ELVAS: Câmara prepara diversas actividades para a época natalícia

A Câmara Municipal de Elvas promove nesta época natalícia, diversas actividades para atrair visitantes à cidade Património Mundial.

Para este sábado, dia 8 de Dezembro, a animação vai começar logo pela manhã, no Mercado Municipal de Elvas, com a actuação do Grupo de Cantares de São Vicente e Ventosa. Ainda no decurso da manhã, mas pelas ruas do Centro Histórico a animação natalícia está a cargo da Associação Gota D’Arte.

Os amantes da patinagem podem ainda deliciar-se da Pista de Gelo instalada no Coliseu Comendador Rondão Almeida, uma pista coberta com 800 metros quadrados, e que está aberta até 14 de Janeiro de 2019.

Na Praça da República o presépio poderá ser visitado no adro da Igreja da Sé, sendo que a iluminação poderá ser admirada no final do dia pelas ruas do Centro Histórico.

EDP Distribuição patrocina Ultra Trail da Serra de São Mamede

A EDP Distribuição vai apoiar, pelo terceiro ano consecutivo, o Ultra Trail da Serra de São Mamede (UTSM), considerado um dos maiores eventos de trail running da Península Ibérica.

Com partida em Portalegre, e tendo como pano de fundo o Parque Natural da Serra de São Mamede, esta prova de corrida por trilhos decorre este fim-de-semana, e tem uma extensão aproximada de 110km, com um desnível positivo de 5200m, percorrendo os concelhos de Portalegre, Castelo de Vide e Marvão (em Portugal), e de Valencia de Alcántara (em Espanha).

A competição, organizada pelo Atletismo Clube de Portalegre, inclui adicionalmente a Maratona de São Mamede (de 43km), a Meia-Maratona de São Mamede (de 22km) e o Trail Curto/Caminhada de São Mamede (de 10km).

Para Miguel Santos, Director da Direcção de Rede e Concessões Tejo da EDP Distribuição, "a natureza e características desta prova, associada a altas performances do ser humano, com o ambiente e o cenário do Parque Natural da Serra de São Mamede, está em perfeito alinhamento com o espírito de empenho, resiliência e respeito ambiental que caracteriza a EDP Distribuição. Os nossos valores e objectivos são geradores de uma energia que pretendemos transmitir a todos os atletas que se vão associar a este evento".

A oitava edição do UTSM - Ultra Trail da Serra de São Mamede conta com a presença de mais de 1200 participantes, oriundos de 16 nacionalidades (Bélgica, Brasil, China, Inglaterra, Espanha, Estados Unidos, França, Alemanha, Irlanda, Noruega, Polónia, Portugal, Roménia, Suíça, Taipé e Venezuela).

Delta Q apresenta primeira cápsula de café 100% orgânica e biodegradável

 
A Delta Cafés, no âmbito da sua estratégia de sustentabilidade, apresentou uma nova cápsula de café Delta Q, 100% orgânica e biodegradável. Esta nova cápsula, desenvolvida pelo Centro de Inovação do Grupo Nabeiro, a Diverge, em conjunto com parceiros externos e Centros de Investigação nacionais, é feita de BioPBS, ou seja, de um material de base biológica e vegetal, constituído por cana-de-açúcar, mandioca e milho.  É uma cápsula com 0% plásticos, 0% micro-plásticos e 0% alumínio.

O primeiro blend da marca com esta cápsula 100% orgânica, Delta Q eQo, será lançado no 2º semestre de 2019, terá uma validade de 90 dias por ser biodegradável, e terá tripla certificação de sustentabilidade: Certificação Rainforest Alliance, que trabalha para conservar a biodiversidade e garantir meios de subsistência sustentáveis através da transformação de práticas de uso do solo, práticas comerciais e comportamento do consumidor; Certificação UTZ (UTZ representa uma agricultura sustentável e melhores oportunidades para agricultores, as suas famílias e o Planeta); e Certificação Biológica (O método de produção biológico combina as melhores práticas ambientais que contribuem para um aumento de biodiversidade e a preservação dos recursos naturais).

A embalagem do novo Delta Q eQo é feita em cartão totalmente reciclável, com certificação FSC (que assegura que o produto provém de uma floresta gerida de forma sustentável) e impressa com tintas biológicas.

"O caminho de sustentabilidade é prioritário para o Grupo e para todas as suas marcas. Com estas iniciativas damos continuidade ao trabalho que desenvolvemos na área social e em prol da comunidade. Pretendemos continuar com um papel activo na construção de valor para a sociedade, contribuindo para a adopção de comportamentos mais responsáveis, acrescentando simultaneamente valor aos vários momentos de consumo e de partilha proporcionados pelo café", sublinha Rui Miguel Nabeiro, Administrador do Grupo Nabeiro – Delta Cafés.
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´