Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
até 04/07/2017
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt

GNR apreende de 375 doses de heroína e 11 doses de cocaína

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve na passada sexta-feira, dia 28 de Abril, em Castro Verde, no distrito de Beja, um homem por suspeita de tráfico de estupefacientes.

O detido tinha na sua posse 37,5 gramas de heroína (equivalente a 375 doses) e 1,1 gramas de cocaína (equivalente a 11 doses), tendo ainda sido apreendidos por militares do Núcleo de Investigação Criminal de Almodôvar um telemóvel, cinquenta euros em numerário, uma viatura e vários recortes de plástico utilizados no embalamento do produto estupefaciente.

O homem, foi constituído arguido, e sujeito a termo de identidade e residência.

ELVAS: Exposição "Todas as Noites" pode ser visitada até 25 de Junho

"Todas as Noites" é o título da nova exposição temporária do MACE – Museu de Arte Contemporânea de Elvas, mostra que vai estar patente até ao próximo dia 25 de Junho.

Inaugurada na tarde deste sábado, dia 29 de Maio, na presença do presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, do coleccionador, António Cachola, e do pintor elvense, Rui Serra, a exposição tem curadoria de Ana Cristina Cachola e marca o início das comemorações dos 10 anos museu.

Nuno Mocinha, na inauguração desta exposição, referiu a visibilidade que o MACE tem vindo a adquirir no panorama da arte contemporânea nacional e internacional, salientando o facto de se dar início ao programa comemorativo dos 10 anos do museu.

Nesta exposição individual, Rui Serra reúne um conjunto alargado de obras pertencentes à Colecção António Cachola, datadas de momentos distintos, que ocuparão o MACE em toda a sua extensão.

MORA: Fluviário com aquário de peixes-disco

Um conjunto de oito peixes-disco, espécie originária da Bacia do Amazonas, na América do Sul, é a mais recente atracção do Fluviário de Mora, divulgou hoje a instituição.

Segundo o Fluviário, foi transformado um aquário para acolher os novos "habitantes", no meio decorado pelo arquitecto Nuno Lecoq, "com rochas flutuantes inspiradas no ‘Avatar’".

Os peixes-disco (Symphysodon spp.) são pequenos ciclídeos de água doce – não ultrapassam os 20 centímetros -, cujas espécies vivem em zonas mais profundas dos rios, normalmente com fundos irregulares, rochosos ou com raízes de vegetação arborícola, explica o fluviário, acrescentando que podem viver entre oito a 15 anos.

Alentejo celebra Semana Europeia da Juventude entre 2 e 7 de Maio

Milhares de jovens celebram, ente 2 e 7 de Maio, a Semana Europeia da Juventude, iniciativa que está também presente na Região Alentejo.

A sessão de abertura decorrerá esta terça-feira, dia 2 de Maio, às 11.00 horas, no auditório da Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas. Segue-se uma sessão, no mesmo dia, pelas 17.00 horas, no Auditório do IPDJ de Portalegre, que contará com a presença do Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Joaquim Mourato.

No dia 4 de Maio, quinta-feira, pelas 10.00 horas, em Beja, na Escola Secundária Diogo Gouveia o dia irá arrancar com um Workshop sobre SVE - Serviço Voluntário Europeu.

Em Évora, também no dia 4 de Maio, pelas 10.00 horas, haverá uma sessão nos serviços do IPDJ e à tarde, pelas 14.30 horas, outra sessão na Escola Profissional da Região Alentejo.

Para o Director da Agência Erasmus+ Juventude em Acção, entidade responsável pela iniciativa, “esta foi desenhada para ser um momento ímpar para a participação dos jovens na construção do seu futuro e da sua Europa. Serão mais de 200 eventos, durante uma semana, em todos os distritos do país. É um recorde de iniciativas e eventos a nível europeu que só é possível graças a uma rede extraordinária de parceiros que dinamizam actividades para os jovens um pouco por todo o território nacional.”

A Semana Europeia da Juventude conta, em Portugal, com parceiros estratégicos como o Instituto Português do Desporto e Juventude, IP, os Governos das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, o Conselho Nacional de Juventude e a Federação Nacional das Associações Juvenis, para além de autarquias, associações locais, escolas e universidades por todo o país.

Em 2017, toda a Europa estará, em simultâneo, a comemorar a Semana Europeia da Juventude, com centenas de eventos e actividades, entre os dias 2 e 7 de Maio.

Operação "Peregrinação Segura" da GNR inicia-se esta segunda-feira

A Guarda Nacional Republicana (GNR) vai reforçar a partir desta segunda-feira, dia 1 de Maio, e até ao próximo dia 12, as acções de patrulhamento nas principais vias de acesso à cidade de Fátima e respectivo santuário, com o objectivo de garantir a segurança dos peregrinos durante as deslocações.

Durante os trajectos, a GNR aconselha os peregrinos a informar a força de segurança, através de um questionário disponibilizado on-line, ou através do posto mais próximo, sobre o dia/hora/local de partida/chegada; percursos utilizados e o número de pessoas que constitui o grupo.

A GNR aconselha ainda os peregrinos a preparar a viagem com a devida antecedência; planear os locais de paragem (refeições/dormidas/descanso); andar em fila indiana e sinalizar o início e o fim do grupo; caminhar sempre na berma contrária ao sentido do trânsito; não andar em locais onde seja proibida a circulação de peões; usar sempre, quer de dia quer de noite, coletes retrorrefletores; se for preciso reunir o grupo, fazê-lo sempre fora da estrada; não andar sozinho(a) durante a noite e tomar especiais cuidados ao atravessar as vias.
Faixa publicitária

AUTENTICAÇÃO


ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´