Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt

Reguengos de Monsaraz participa nas Jornadas Europeias do Património com uma caminhada

 
O Município de Reguengos de Monsaraz vai participar no próximo sábado, dia 23 de Setembro, nas Jornadas Europeias do Património com a organização de uma caminhada pelo percurso "Escritas no Horizonte". Esta caminhada, com o tema “Chá e Conversas”, terá o acompanhamento do Mestre Tavares e durante o percurso será feito o reconhecimento de plantas aromáticas e medicinais.

O ponto de encontro para a caminhada é no Largo D. Nuno Álvares Pereira, em Monsaraz, às 9.00 horas, e a chegada será na praia fluvial de Monsaraz, cerca das 12.00 horas, onde haverá um piquenique partilhado. A autarquia vai oferecer padinhas com ervas doces para o repasto e o Mestre Tavares fará chá com as ervas apanhadas pelos participantes durante a caminhada.

O percurso “Escritas no Horizonte” pretende valorizar os elementos dominantes da paisagem, realçando as vistas na envolvente a Monsaraz e levando os participantes numa viagem ao mundo das plantas aromáticas e medicinais. Após o piquenique, o Município de Reguengos de Monsaraz e a Junta de Freguesia de Monsaraz vão disponibilizar transporte gratuito de regresso à vila medieval para todos os participantes.

As Jornadas Europeias do Património, subordinadas ao tema "Património e Natureza", vão ter cerca de 1.500 actividades em 160 concelhos de Portugal. Estas jornadas são promovidas pelo Conselho da Europa e pela Comissão Europeia e integram milhares de iniciativas nos 50 países reunidos na Convenção Cultural Europeia.

Em Portugal, a Direcção-Geral do Património Cultural pretende chamar a atenção para a importância da relação entre as pessoas, as comunidades, os lugares e a sua História, mostrando como o património e a natureza se cruzam nas suas diferentes expressões - mais urbanas ou mais rurais - e para a necessidade de preservar e valorizar esta relação, fundamental para a qualidade da vida, para a qualificação do território e para o reforço de identidades.

ARRONCHES: GNR detém homem por tráfico de estupefacientes

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve na passada terça-feira, dia 19 de Setembro, em Arronches, um homem de 18 anos por tráfico de estupefacientes.

No âmbito de uma fiscalização rodoviária, ao abordarem um veículo, os militares perceberam que um dos passageiros mostrava sinais de nervosismo. Ao ser revistado, tinha em sua posse cerca de 100 doses de haxixe e oito de cocaína, entretanto apreendidas.

O detido, após ter sido presente a tribunal, ficou proibido de abandonar o concelho onde reside bem como de permanecer em locais com a conotação de consumo de estupefacientes. Foi decretado também a sua desintoxicação de estupefacientes.

ÉVORA: Remodeladas redes pluviais e de abastecimento de Valverde

A Câmara Municipal de Évora está a intervir nas redes pluviais e de abastecimento de água a Valverde, prevendo que as obras de remodelação tenham a duração de 60 dias, num investimento de 100 mil euros.

Segundo o município, a intervenção, que visa resolver as deficiências no sistema de drenagem de águas pluviais, inclui a construção de um colector principal e de três secundários.

Já a remodelação da rede de distribuição de água surge na sequência da intervenção na rede de águas pluviais e consiste na substituição das tubagens existentes, de fibrocimento, por tubagens em PVC.

ELVAS: Tradicionais festas em honra do Senhor Jesus da Piedade arrancam oficialmente esta quarta-feira

 
As tradicionais festas em honra do Senhor Jesus da Piedade arrancam esta quarta-feira, dia 20 de Setembro, com a Procissão dos Pendões, presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Sanches Alves, naquela que é uma das maiores manifestações religiosas do país, que atinge, habitualmente, dois a três quilómetros de extensão.

Os festejos integram também feira de São Mateus, promovida pelo município, que apresenta uma mostra de actividades económicas, além de áreas destinadas à gastronomia, venda de produtos regionais, instituições e área de espectáculos.

Esta quarta-feira, dia 20, vai subir ao palco da Praça da Feira o grupo “Encantos do Alentejo”, a partir das 22.00 horas. Às 23.00 horas, está agendada a actuação de Herman José, no palco principal da zona de espectáculos.

De recordar que, as festas do Senhor Jesus da Piedade acolhem anualmente milhares de pessoas, num certame que já tem cerca de três séculos de existência.

MORA: Fluviário com aquário de peixes-disco

Um conjunto de oito peixes-disco, espécie originária da Bacia do Amazonas, na América do Sul, é a mais recente atracção do Fluviário de Mora, divulgou hoje a instituição.

Segundo o Fluviário, foi transformado um aquário para acolher os novos "habitantes", no meio decorado pelo arquitecto Nuno Lecoq, "com rochas flutuantes inspiradas no ‘Avatar’".

Os peixes-disco (Symphysodon spp.) são pequenos ciclídeos de água doce – não ultrapassam os 20 centímetros -, cujas espécies vivem em zonas mais profundas dos rios, normalmente com fundos irregulares, rochosos ou com raízes de vegetação arborícola, explica o fluviário, acrescentando que podem viver entre oito a 15 anos.
Faixa publicitária

AUTENTICAÇÃO


ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´