Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt

ELVAS: Pista de Gelo regressa hoje ao Coliseu Comendador Rondão Almeida

 
A maior atracção de inverno da cidade, uma pista de gelo com 800 metros quadrados, vai regressar ao Coliseu Comendador Rondão Almeida em Elvas, esta sexta-feira, dia 29 de Novembro.

Pelo 12.º ano consecutivo, o equipamento de lazer regressa ao coliseu durante um mês e meio (até dia 6 de Janeiro), com o objectivo de agregar diversas áreas como o desporto, o lazer e a música, permitindo aos adeptos da patinagem a prática da modalidade.

Cerca de 75 por cento das pessoas que utilizaram o equipamento, nos últimos anos, não residem no concelho de Elvas, assinala a autarquia, considerando esta iniciativa "uma forma eficaz de atrair dezenas de milhar de pessoas à cidade", com benefícios, sobretudo, para os sectores do comércio e restauração. O público proveniente da vizinha Espanha é, habitualmente, o que mais procura a infra-estrutura de lazer.

Presépio com figuras em tamanho real há duas décadas nas ruas de Monsaraz

 
O presépio com figuras em tamanho real vai celebrar duas décadas nas ruas de Monsaraz. A inauguração desta edição comemorativa do presépio vai decorrer no próximo domingo, dia 1 de Dezembro, às 15.00 horas, junto à Porta da Vila, com a actuação do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.

Até ao dia 6 de Janeiro, quem percorrer as ruas da vila medieval pode passear ao lado das figuras do presépio, como os Reis Magos, o pastor, os guardas do castelo, o oleiro, o almocreve, a lavadeira e a fiadeira, que se dirigem para junto da Virgem Maria, São José e o Menino Jesus, que estão colocados no Castelo. O presépio de rua de Monsaraz é um projecto concebido há 20 anos pela escultora Teresa Martins, que também vai estar presente na inauguração, e apresenta 46 figuras em tamanho real. As esculturas estão feitas em ferro e rede recobertas por panos impermeabilizados de cor crua, pintadas em tons pastel, rosa velho e lilases, têm as caras e as mãos feitas em cerâmica e estão iluminadas durante a noite.

A programação do Natal das Freguesias integra também a festa de Natal dos seniores da freguesia de Monsaraz, no dia 15 de Dezembro, pelas 13.00 horas, no Centro Cultural da Barrada. A vila medieval vai receber no dia 21 de Dezembro, às 17.00 horas, o tradicional Cante ao Menino, na Igreja de Nossa Senhora da Lagoa, com as participações do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, Grupo Coral As Margaridas de Peroguarda, Manuel Sérgio e José Farinha. O Cante de Reis, igualmente com a actuação do Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz, realiza-se no dia 5 de Janeiro, a partir das 19.00 horas, pelas ruas da vila medieval.

Em Reguengos de Monsaraz, o Natal das Freguesias inclui no dia 8 de Dezembro, às 13.00 horas, a festa de Natal dos seniores e reformados no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições. O programa integra ainda espectáculos de magia para as crianças do ensino pré-escolar e do ensino básico da freguesia, nomeadamente, no dia 11 de Dezembro na Caridade (às 10.30 horas) e em Perolivas (14.00 horas), no dia 12 de Dezembro no Jardim de infância de Reguengos de Monsaraz e na Creche e Aparece (10.00 horas) e nas turmas dos 1º e 2º anos (13.30 horas) e dos 3º e 4 anos (14.30 horas) da Escola Básica Manuel Augusto Papança, e no dia 16 de Dezembro no Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz (10.00 horas).

Neste dia haverá também espectáculos de magia no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz (14.00 horas) e no dia seguinte no Lar da Fundação Maria Inácia Vogado Perdigão Silva (10.00 horas) e no Solar de São Lucas (14.00 horas). O Cante ao Menino com a participação do Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos de Monsaraz realiza-se no dia 26 de Dezembro na Ermida de Nossa Senhora da Caridade (19.30 horas) e no dia seguinte na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Perolivas (19.00 hora), e na Igreja Matriz de Reguengos de Monsaraz (20.00 hora).

Em S. Pedro do Corval, no dia 1 de Dezembro, às 17.00 horas, será inaugurado o presépio de rua com a actuação da Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense. A banda filarmónica vai também desfilar no dia 7 de Dezembro, pelas 17.00 horas, em Carrapatelo, e no dia 14 de Dezembro, às 16.00 horas, em Santo António do Baldio. No dia 22 de Dezembro, pelas 18.00 horas, realiza-se a Festa de Natal da Sociedade Filarmónica Corvalense na Sociedade União e Progresso Aldematense.

O Natal das Freguesias integra também presépios de rua em S. Marcos do Campo, Campinho e Cumeada. A inauguração dos presépios vai decorrer no dia 1 de Dezembro, a partir das 16.00 horas, com a actuação dos Al-Canti. Este grupo vai também participar no Cante ao Menino, que decorre no dia 5 de Dezembro, a partir das 19.00 horas, em S. Marcos do Campo, Campinho e Cumeada. No dia 14 de Dezembro, pelas 13.00 horas, realiza-se o almoço dos seniores na Sociedade Harmonia Sanmarquense.

ELVAS: PSP detém uma mulher por condução sob efeito ao álcool

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve em Elvas uma mulher de 25 anos de idade, por condução sob efeito ao álcool.

Segundo fonte do Comando Distrital de Portalegre da PSP, a mulher, após ser submetida ao Teste de Álcool no Sangue (TAS), acusou uma taxa de 2,43 gramas do litro.

Entre 18 e 24 de Novembro a PSP deteve também em Elvas, um homem com 20 anos de idade, por condução em habilitação legal, tendo este sido notificado para comparecer na Instância Local de Elvas do Tribunal Judicial de Elvas.

Foram ainda detidos 1 homem e 1 mulher com 37 e 38 anos de idade, no cumprimento de dois Mandados de Detenção e Condução, emitidos pelos Tribunais Judiciais das Comarcas de Portalegre e Évora, onde foram presentes.

ELVAS: ASAE apreende azeite falsificado no valor de cinco mil euros

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou ter apreendido azeite falsificado, num valor que ronda os cinco mil euros, numa operação de fiscalização realizada em Elvas.

Na operação, segundo a ASAE, foram apreendidos 234 garrafões de cinco litros de azeite rotulados como "Azeite Virgem" e 100 litros de "Azeite Virgem" a granel.

Desenvolvida na sequência de um inquérito crime em investigação por suspeita de falsificação de azeite, a operação da ASAE inclui o cumprimento de três mandados de busca e apreensão domiciliários e nove não domiciliários, dirigidos a dois armazéns e sete veículos, além de pesquisa informática.

Além do azeite falsificado, a ASAE apreendeu também uma pistola Beretta de calibre 6,35 mm, uma pistola de alarme de calibre 8 mm e uma arma branca com lâmina superior a 10 cm, bem como documentação relacionada com os factos da investigação.

Vila Galé propõe menus de Natal desde 28 euros por pessoa

Os hotéis Vila Galé prepararam sugestões exclusivas para os habituais almoços e jantares de confraternização na quadra natalícia, com opções buffet e à la carte.

Sopa de cogumelos com queijo fresco e cebolinho, lombinhos de dourada em mousse de batata com espargos verdes e molho pesto e lombo de novilho em redução de vinho Madeira, feijão-verde e gratinado de batata são algumas das sugestões incluídas no menu à la carte disponível nos hotéis Vila Galé de quatro estrelas em Portugal (exceto Vila Galé Porto Ribeira). Os preços podem ser de 28,00 ou 38,00 euros por pessoa (bebidas não incluídas), consoante se escolha um ou dois pratos principais.

Já no buffet disponível nestes hotéis será possível saborear sopa de bacalhau com hortelã e uma selecção de salgados, queijos e saladas como entradas. Bacalhau gratinado com gambas, salmão grelhado, peito de pato grelhado com laranja, escalopes de peru com alecrim e nozes são alguns dos pratos quentes. E, para finalizar, a típica doçaria de Natal, além de fruta fresca, pudim de leite condensado, arroz doce ou crumble de frutos vermelhos. Esta opção destina-se a grupos de, no mínimo, 20 pessoas (excepto Vila Galé Porto Ribeira). E tem um preço de 28,00 euros por participante, sem bebidas.

Este ano, há ainda uma oferta adicional: aos grupos com 25 pessoas ou mais, a Vila Galé oferece um voucher de uma noite num dos 25 hotéis Vila Galé em Portugal para sortear entre os colaboradores ou amigos.

Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´