Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt

Projecto para controlo de perdas de água avança no Alentejo Central

A Câmara Municipal de Estremoz anunciou ter sido aprovada uma candidatura a fundos comunitários, que abrange quatro concelhos, para controlo de perdas de água no Alentejo Central.

Com um custo total elegível de um milhão de euros, o projecto para "proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos", que vai ser financiado pelo Fundo de Coesão, engloba, além de Estremoz, os municípios de Alandroal, Reguengos de Monsaraz e Viana do Alentejo, no distrito de Évora.

O projecto pretende, segundo os promotores, capacitar os quatro municípios, as entidades gestoras em baixa, na "efectiva gestão da água para abastecimento e seus usos".

A iniciativa vai também permitir "aumentar o nível de monitorização dos caudais aduzidos às redes de distribuição de água dos quatro concelhos", de modo a criar conhecimento da rede a gerir, permitindo "o controlo efectivo das perdas reais através da detecção atempada de roturas nas condutas".

Os trabalhos incluem ainda a correcção de troços de condutas de água onde estão identificadas elevadas perdas associadas às avarias (roturas), através da substituição desses troços.

PONTE DE SOR: Homem detido por transportar 28 doses de estupefaciente

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve em Ponte de Sor, um homem com 34 anos por tráfico de estupefacientes.

De acordo com o Comando Territorial de Portalegre, no decorrer de uma acção de patrulhamento de militares do Posto Territorial de Ponte de Sor, detectaram um veículo estacionado num caminho rural, tendo efectuado uma abordagem ao homem que se encontrava no seu interior, sendo que nesse momento detectaram a existência de 28 doses de liamba na sua posse, o que culminou de imediato na sua detenção.

No decorrer da acção também foram apreendidos dois telemóveis e material de armazenagem da referida substância em doses individuais.

O detido foi constituído arguido e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Ponte de Sor.

ELVAS: PSP detém homem por condução sem habilitação legal

A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve em Elvas, um homem por condução sem habilitação legal.

O indivíduo, de 39 anos de idade, foi constituído arguido, sujeito a termo de identidade e residência e notificado para comparecer na Instância Local de Elvas do Tribunal Judicial da Comarca de Portalegre.

No período compreendido entre 4 e 10 de Novembro, a PSP identificou ainda um jovem, com 18 anos de idade, por se encontrar na posse 4 doses de haxixe. O indivíduo, foi notificado para comparecer na Comissão de Dissuasão da Toxicodependência de Portalegre.

SAÚDE: Realizada 1.ª gastrectomia por via laparoscópica em Portalegre

A Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) revelou na passada terça-feira, dia 19 de Novembro, que foi realizada no Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, a primeira gastrectomia (remoção do estômago) por via laparoscópica, encontrando-se o doente "plenamente recuperado" no seu domicílio.

De acordo com a ULSNA, esta técnica permite operar o estômago, recorrendo apenas a pequenas incisões no abdómen do doente, utilizando uma câmara para auxiliar os cirurgiões a observar, em pormenor, o que tem de se retirar.

Desta forma, à recuperação mais rápida do doente por ser praticamente indolor junta-se uma maior capacidade de distinguir o que está doente e que tem de ser retirado, "nas melhores condições de segurança".   

A ULSNA sublinha que, desta forma, o hospital de Portalegre alia a capacidade já adquirida e plenamente instalada nas cirurgias ao recto, cólon, vias biliares e hérnias abdominais e gástricas por via laparoscópica à capacidade no tratamento cirúrgico do cancro gástrico.

Delta Q celebra o Natal com momentos para toda a família

 
Agora toda família já pode partilhar o seu Delta Q favorito, seja um expresso perfeito, uma cremosa cevada ou uma deliciosa bebida à base de cereais, com um toque de chocolate e mel. É assinado pela Delta Q e vem reforçar o espírito de partilha onde os mais pequenos são envolvidos no ritual dos adultos no acto de beber café.

Na sequência do lançamento do Qids, o primeiro produto da Delta Q no mercado infantil, que inclui os mais novos no ritual dos adultos, para que os mesmos os acompanhem com uma bebida pensada especificamente para eles, a marca lança uma oferta para toda a família: Pack Família. Para além da mais recente novidade da marca, o Qids, o Pack Família é composto por mais dois blends, o Qalidus, com intensidade 10 e o Pure, um blend 100% cevada e sem cafeína.

Para os mais pequenos, a Delta Q oferece ainda um Qemoji desenvolvido em parceria com a Science4You. Tem até quatro para coleccionar: Qen o bonitão, Qi o nerd do grupo, Qofi o mais acelerado e a biQa pequenina, mais atrevida.

Prepare-se para o Natal e partilhe novos momentos ainda mais saborosos em família. O Pack Família já se encontra disponível nas lojas Delta Q (Avenida da Liberdade, Atrium Saldanha e Porto, junto ao mercado do Bolhão), na loja online da marca e em pontos de venda seleccionados.
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´