Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt

Programa “Estou Aqui! – Crianças 2020” foi prolongado até 15 de Junho

Devido à crise pandémica, foi prolongada até 15 de Julho a validade das pulseiras da edição Estou Aqui! Crianças de 2019. Os pais, tutores ou responsáveis pelas crianças, entre os 2 e os 10 anos de idade, já poderão inscrevê-las na edição 2020 deste programa por intermédio do sítio https://estou.aqui.mai.gov.pt.

Após a inscrição, o requerente terá de deslocar-se a uma das Esquadras da Polícia de Segurança Pública (PSP) aderente ao programa para levantar a pulseira, previamente activada pela Polícia.

Cada pulseira distribuída dispõe de um código alfanumérico único que permite que a pessoa que encontre uma criança perdida a sinalize via 112. Essa chamada é encaminhada para a PSP que dispõe dos dados associados à pulseira e, de forma célere, contacta os pais, educadores ou tutores da criança que se encontre perdida, promovendo o reencontro.

O "Estou Aqui! Crianças" abrangeu em 2019 mais de 77.000 crianças, registando-se 8 activações.

O programa "Estou Aqui! Crianças" é uma iniciativa da Polícia de Segurança Pública, criada em 2012, em parceria com a Altice Portugal, através do MEO e da Fundação Altice, Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, Rádio Comercial, Missing Children Europe e Instituto de Apoio à Criança.

Nestes 8 anos de programa, já foram distribuídas e activadas mais de 375.000 pulseiras.

CAMPO MAIOR: GNR detém indivíduo por violência doméstica

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve na passada terça-feira, dia 23 de Junho, em Campo Maior, um homem, de 26 anos de idade, pelo crime de violência doméstica.

De acordo com fonte do Comando Territorial de Portalegre da GNR, "no âmbito de uma diligência de inquérito, em que o suspeito de um crime de violência doméstica foi constituído arguido e interrogado nessa qualidade, após ter terminado essa diligência, saiu do Posto e dirigiu-se ao local de trabalho da vítima, de 43 anos, no sentido de a confrontar com a existência desse processo".

"Os militares da Guarda, apercebendo-se das intenções do homem, deslocaram-se de imediato para o local de trabalho da vítima, onde já se encontrava o suspeito que, ao ser abordado, disse que estava ali para matar a ex-companheira. Perante os factos, ainda que lhe tivesse sido dada a ordem para abandonar o local, o mesmo recusou, estando bastante exaltado, reafirmando a intenção de a matar, motivo pelo qual foi detido", refere a GNR em comunicado.

O detido foi presente ao Tribunal Judicial de Elvas, onde lhe foram aplicadas as medidas de coação de afastamento da vítima e aplicação de pulseira electrónica.

ELVAS: "Cultura sai à rua" promete um sábado muito animado

 
A "Cultura sai à rua" prossegue este sábado, dia 20 de Junho, com uma arruada pelo grupo de percussão Bomb’Alen. A partir das 10.00 horas, o grupo de percussão elvense que irá percorrer as ruas do centro histórico da cidade Património Mundial.

À noite, pelas 21.30 horas, no ciclorama do Jardim Municipal actuam os irmãos Ana e Rui Magarreiro, que prometem uma noite de muita e boa música a todos os presentes.

No sábado, dia 27, há nova arruada, com o grupo Isekeais e Roberto Cabral, pelas ruas do centro histórico, com partida do Mercado Municipal da Casa das Barcas, às 10.00 horas, enquanto que nesta noite, às 21.30 horas, na Igreja da Sé há recital de piano e violino "Grandes melodias de sempre".

A iniciativa tem como objectivo dinamizar este sector e e devolver aos elvenses uma oferta cultural rica e diversificada.

As iniciativas têm entrada gratuita, sendo obrigatório o uso de máscara. Os bilhetes para assistir aos espectáculos podem ser recolhidos no Posto de Turismo, da Praça da República, até às 18.00 horas, do dia do espectáculo.

AquaBadajoz abre terça-feira para mais uma temporada de diversão aquática

O maior parque de diversão aquática de todo o Alentejo e Extremadura espanhola, a AquaBadajoz, vai abrir esta terça-feira, dia 23 de Junho, ao público, para mais uma temporada de diversão aquática.

Localizado nas antigas instalações da Lusibéria, na AquaBadajoz poderá encontrar uma ampla variedade de diversões. Se gosta de acção, propomos-lhe que suba ao "Tubogan" com a queda mais veloz de todo o parque, contudo, aproveite para se divertir no "Black Hole" e no "Rio Aventura"; Se procura relaxar, propomos-lhe a "Piscina de Ondas" ou a "Lagoa".

Na AquaBadajoz dispõe ainda de um bar, no parque aquático, onde se poderá deliciar de uma vasta oferta culinária.

De recordar que a AquaBadajoz abre as suas portas diariamente, a partir da próxima terça-feira, às 11.00 horas.

Rede que se dedicava ao crime através do MBWay desmantelada

 
O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Elvas, desencadeou esta quinta-feira, dia 18 de Junho, uma grande operação que permitiu desmantelar uma rede que se dedicava à prática do crime de burla através da plataforma tecnológica MB Way, e deter nove homens e constituir arguidos outros 15, com idades compreendidas entre os 17 e os 56 anos, em Campo Maior.

A operação, que envolveu cerca de 250 militares, de várias especialidades, decorreu na sequência de uma investigação, que tem vindo a ser desenvolvida há cerca de seis meses, pelo crime de burla, praticado designadamente através de um esquema de utilização ilegal da plataforma MB Way, em que os suspeitos, ludibriavam as vítimas, oriundas de vários pontos do país, levando-as a enviar-lhes dinheiro através da aplicação e a obter valores pecuniários que não lhes eram devidos.

O crime de burla através da aplicação MB Way tem tido um aumento exponencial. Só nos últimos meses de 2019 e até à presente data, os prejuízos das vítimas deste tipo de crime ascenderam aos milhões de euros. A falta de conhecimento sobre o uso da aplicação MB Way, a boa-fé das vítimas e, porventura, a necessidade premente de vender bens ou serviços de forma a produzir algum rendimento, poderão contribuir para o aproveitamento dos criminosos.

No decorrer das diligências policiais, foram realizadas 19 buscas domiciliárias e 19 em veículos, culminando na apreensão de diversa prova material relacionada com este tipo de crime, tais como dispositivos electrónicos, documentação e cerca de 3.000 euros em numerário.

Foram ainda apreendidas duas caçadeiras, uma arma de ar comprimido, diversas munições calibre 12, 11 doses de haxixe e vários artigos em ouro.

Todos os 24 suspeitos foram constituídos arguidos, continuando a proceder-se a outras diligências de investigação, que se encontram em segredo de justiça.

Esta operação contou com o reforço do Grupo de Intervenção de Ordem Pública (GIOP), Grupo de Intervenção Cinotécnico (GIC), Direcção de Investigação Criminal (DIC) e da estrutura de Investigação Criminal e de Intervenção de diversos Comandos Territoriais.
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´