Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt

REGUENGOS: Coreto do Parque da Cidade vai receber concertos

 
O Parque da Cidade de Reguengos de Monsaraz vai receber actuações em Julho e Agosto de cantores e bandas do concelho. Este ciclo de espectáculos ao ar livre intitula-se Reguengos ComVida no Coreto e vai ser organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz.
 
Os concertos vão cumprir as recomendações da Direcção-Geral da Saúde, o espaço estará delimitado, haverá cadeiras colocadas com o devido distanciamento para todas as pessoas e bilhetes gratuitos para controlar a lotação definida. Todos os concertos vão iniciar-se às 21.30 horas e o primeiro grupo a cantar no coreto do Parque da Cidade vai ser o Al-Canti, no dia 18 de Julho.
 
No sábado seguinte, dia 25 de Julho, vai actuar o Trio Baldinho. No primeiro dia de Agosto sobe ao coreto a banda rock Dharma e no dia 8 de Agosto realiza-se um espectáculo com Mário Moita.
 
Rafa e Beltran vão cantar no dia 15 de Agosto, seguindo-se o grupo D&M no dia 22 de Agosto. A fechar o ciclo de concertos Reguengos ComVida no Coreto, no dia 29 de Agosto vai actuar a banda Notherlife.

COVID-19: Mais de 23 mil testes realizados na região Alentejo

Jorge Seguro Sanches, Secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional e Autoridade de Coordenação da Situação de Calamidade na Região do Alentejo, anunciou esta terça-feira, dia 9 de Junho, alguns resultados relativos ao combate à Covid-19 na região do Alentejo.

Dos dados regionais resulta que, de todos os 268 infectados registados pela Direcção-Geral de Saúde (DGS), há hoje menos de 30 casos activos, o que corresponde a uma taxa de recuperação elevada.

Há por isso que sublinhar o excelente trabalho de muitos profissionais de saúde que estiveram, e estão, na linha da frente, quer nos Hospitais ou nas unidades de Saúde Pública.

Atendendo ao desenvolvimento da situação pandémica desde Março, foram alocados recursos materiais e humanos para assegurar uma acção concertada entre as Autarquias Locais e Comunidades Intermunicipais, a Administração Regional de Saúde e as Autoridades de Saúde Pública, os serviços desconcentrados da Segurança Social, as Instituições Particulares de Solidariedade Social, as escolas e as instituições do ensino superior e politécnico, as corporações de Bombeiros, a Protecção Civil, as Forças Armadas, as Forças e Serviços de Segurança Pública, bem como muitas entidades do sector associativo, empresas e cidadãos anónimos.

Nesta região, até 8 de Junho, e desde o início da pandemia, foram realizados mais de 23 mil testes à Covid-19, o que significa que cerca de 5% da população do Alentejo já foi testada.

Tendo sido dada especial atenção aos grupos de maior risco, foram testados cerca de 11.693 profissionais e utentes de cerca de 318 instituições, entre lares de idosos, unidades de cuidados continuados, serviços de apoio domiciliário e centros de actividades ocupacionais. A taxa de infecção revelada foi de cerca de 0,03%. Nas creches foram realizados cerca de 2.069 testes a profissionais de 140 instituições, não tendo havido registo de qualquer caso positivo de Covid-19.

Os dados mais recentes indicam que se encontram activos menos de 30 casos, assistindo-se à contenção da evolução da linha de casos confirmados, para a qual contribuiu o comportamento cívico dos alentejanos. Este deverá manter-se nesta nova fase de regresso aos locais de trabalho, abertura do comércio e da época balnear, bem como a cooperação entre todas as entidades.

SOUSEL: Câmara apresenta novos investimentos através de outdoors

Sousel "acordou" esta terça-feira, dia 9 de Junho, com cinco novos outdoors que apresentam à população três novos investimentos a realizar no concelho pela Câmara Municipal.

Na Estrada Municipal 372, que liga Santo Amaro a Sousel, a autarquia colocou junto à entrada da vila, uma imagem tridimensional do projecto de "Beneficiação de Arruamentos do Concelho de Sousel – Entrada Nascente". A imagem, mostra as novas vias pedonais bem como a repavimentação de todo o tapete betuminoso, e as novas passadeiras sobrelevadas.

Já na ligação da Estrada Municipal 372 à Estrada da Circunvalação, sentido Sousel – Santo Amaro, a Câmara Municipal colocou uma nova imagem do mesmo projecto, onde mostra a criação de um parque de estacionamento, bem como o embelezamento de toda a área envolvente.

Junto à rotunda que liga a Avenida 25 de Abril à Rua de São Sebastião, a Câmara Municipal colocou dois novos outdoors.

O projecto de “Reabilitação do Mercado e Espaços Envolventes” é apresentado à população, numa imagem que mostra a requalificação do edifício bem como toda a sua área envolvente, e a criação de uma zona de parqueamento que contempla o estacionamento de 41 viaturas e 5 ciclomotores.

No mesmo local, a Câmara Municipal apresentou ainda o projecto do futuro “Pavilhão Multiusos de Sousel” bem como todo o arranjo dos espaços envolventes. O pavilhão vai ser instalado num terreno anexo ao Centro Escolar de Sousel, numa área que pertencia à antiga Escola Básica Padre Joaquim Maria Fernandes.

Junto ao Centro Escolar de Sousel, a Câmara Municipal mostra ainda uma nova imagem deste pavilhão multiusos, que contempla a construção de uma sala polivalente estando a mesma preparada para ser utilizada para diversos fins, possuindo um pé direito e uma cobertura própria convexa, que lhe irá conferir um melhor comportamento acústico. O espaço será apoiado por uma sala técnica de controlo de som e vídeo de forma a garantir o seu funcionamento polivalente. Uma zona de cafetaria, com cozinha (e respectivos espaços de apoio) preparada para confeccionar e fornecer refeições a eventos organizados naquele novo espaço, bem como instalações sanitárias, zona técnica, e arrecadação geral de apoio à sala polivalente, estão contemplados no projecto.

Nos próximos dias, a Câmara Municipal vai apresentar novos investimentos a realizar na sede de concelho bem como nas freguesias de Casa Branca, Cano e Santo Amaro.

Vila do Crato entra na rede MOBI.E


 
Localizado no parque de estacionamento do Largo Dr. Belo Moraes, na vila do Crato, já se encontra instalado e a funcionar o primeiro Posto de Carregamento de Viaturas Eléctricas (PCVE) no concelho.

Joaquim Diogo, presidente da Câmara Municipal marcou presença nesta ocasião, e estreou este novo equipamento que pretende promover a mobilidade sustentável, baseada na utilização de transportes com baixo impacto ambiental. Esta medida surge na sequência do protocolo estabelecido entre o município e a MOBI.E, S.A.

CASTELO DE VIDE: GNR detém homens por tráfico de estupefacientes

 
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve esta sexta-feira, dia 5 de Junho, em Castelo de Vide, quatro homens com idades compreendidas entre 18 e 21 anos, pelo crime de tráfico de estupefacientes.

Segundo o comunicado do Comando Territorial de Portalegre da GNR, "na sequência de uma operação de fiscalização de trânsito, os militares da Guarda abordaram um veículo com quatro homens no seu interior, sendo que no momento da fiscalização detectaram 80 doses de MDMA, caídas no seu interior, o que culminou na detenção dos quatro suspeitos e na apreensão do produto estupefaciente".

Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Portalegre.
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´