Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt

BTL: Turismo Sénior e congresso internacional são destaques do Alentejo

O Congresso Internacional “Alentejo: Património do Tempo” e a campanha promocional “Turismo Sénior” são duas das acções anunciadas pelo Turismo do Alentejo para este ano que se enquadram na estratégia de dinamização do turismo cultural da região e no reforço da promoção no mercado interno e que estarão em destaque na BTL - Feira Internacional do Turismo.

O congresso está previsto para 15 e 16 de Abril, em Portalegre e pretende focar-se na gestão integrada da oferta patrimonial e cultural da região.  O evento prevê a presença de especialistas nacionais e internacionais e pretende-se com este encontro, incentivar a participação na delineação do novo conceito de turismo cultural do património do Alentejo. Entre os temas em debate estão o impacto da "tematização" da oferta patrimonial e o seu relacionamento com a criação artística contemporânea, a obrigatoriedade do branding e a aplicação user friendly dos produtos disponibilizados. 

Além do congresso o Turismo do Alentejo vai lançar uma campanha promocional dirigida ao Turismo Sénior cujo objectivo é minimizar os efeitos da sazonalidade na região, elevando as dormidas do Alentejo durante a semana.

A campanha, integrada na linha de comunicação “O Alentejo Faz-me Bem”, assenta na diversidade de oferta da alentejana e está direccionada para o mercado interno, tendo como público-alvo os seniores activos com mais de 55 anos, com disponibilidade financeira e tempo para viajar, descobrir novos locais e viver novas experiências.

A campanha publicitária está planeada para duas vagas, prevista para Abril - Junho e Setembro - Novembro.

Ainda dentro do âmbito da Campanha “Tempo para ser feliz”, a entidade prevê mais acções para este ano, designadamente acções de guerrilha, press trips, dinamização nas redes sociais, e ainda a segunda vaga de publicidade”, prevista para o final de Março e início de Abril.

SERPA: Feira do Queijo celebra 10 anos

A Feira do Queijo do Alentejo, que se realiza de 25 a 27 de Fevereiro, celebra este ano a sua 10ª edição, naquele que é já um dos eventos com maior dimensão em Serpa, que atrai milhares de visitantes, não só nacionais, mas também da vizinha Espanha.

O Queijo Serpa será o anfitrião de um certame que junta, também, queijos artesanais/tradicionais de todo o país e alguns do estrangeiro. O certame é complementado com a exposição e venda de outros produtos de qualidade do concelho e da região, nomeadamente enchidos, azeite, pão, vinho, mel e azeitonas, mas onde não faltarão, também, os doces conventuais e o artesanato, assim como os petiscos e a gastronomia de Serpa.

O lado cultural deste evento, conta com a participação de grupos do concelho, assim como actividades lúdicas, onde se destaca a tosquia e a ordenha da ovelha, para além do habitual Ateliê do Queijo, onde toda a família pode literalmente “por a mão na massa” e aprender como se faz o Queijo Serpa.

A organização sublinha a importância deste evento não só para o concelho, mas também para toda a região, além de que é um certame que cada vez mais se assume como a grande mostra de queijos nacionais. Daí que, para esta X edição da Feira do Queijo do Alentejo a autarquia pretende “ter mais produtores de queijo” no certame, tendo em conta que um dos objectivos “é que o número de queijos representados aumente de ano para ano”.

Após 10 edições, “inovar é difícil”, garante a autarquia, que, todavia, mantém a aposta na qualidade dos produtos expostos, não só o queijo mas noutros produtos tradicionais que estarão a disposição dos visitantes. Uma das novidades deste ano é a degustação de um requeijão de grande dimensão, especialmente feito para celebrar o décimo aniversário.

Da programação deste ano volta a constar o Ateliê do Queijo, uma actividade desenvolvida pela Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa – que "mostra" como se faz o Queijo de Serpa. A ordenha será outra das actividades a complementar a tosquia, “uma maneira de trazermos elementos importantes para os mais pequenos, já que muitos irão ver esta actividade ao vivo pela primeira vez”, adianta a organização.

Apesar do período complicado que o país atravessa, a organização mostra-se optimista quanto ao sucesso e a qualidade do certame, pelo que esperam mesmo um aumento do número de visitantes vindos de todo o país e também da vizinha Espanha. É que a Feira do Queijo do Alentejo “já se tornou um ponto de compras de produtos de qualidade”.
Aposta na internacionalização

A internacionalização da feira é outra das metas da autarquia de Serpa. Este ano a representação estrangeira vem da vizinha Espanha, com uma queijaria de Badajoz. Aliás, é pretensão da organização ter na edição de 2012 uma “secção de queijos estrangeiros” na nossa Feira.

SISMO: Terra tremeu em Évora

Um sismo de baixa intensidade ocorreu esta madrugada próximo de Évora. O abalo telúrico não provocou feridos nem estragos materiais, apesar de ter sido sentido com intensidade máxima II (escala de Mercalli modificada).

O tremor de terra ocorreu às 1.25 horas, tendo sido registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, com uma magnitude 1.7 (Richter) e epicentro localizado a cerca de 6 quilómetros a Oeste de Évora.

Segundo o Instituto de Meteorologia, desde o início do ano este é o segundo sismo de fraca intensidade sentido no Continente. A 10 de Janeiro, a terra tremeu em Vila Flor, num sismo de 2,6 na escala de Richter.

ELVAS: Conferência no Auditório São Mateus por D. Carlos Azevedo

"A Pastoral Social da Igreja face à crise e o papel do voluntariado cristão na promoção da cidadania" será o tema da conferência proferida por D. Carlos Azevedo, Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social, no Auditório S. Mateus, em Elvas, no próximo dia 11 de Março.

Este evento promovido pelo MTA - Movimento Teresiano de Apostolado, tem como objectivo "proporcionar uma noite de reflexão" sobre estas temáticas sociais.

TURISMO: Alentejo anuncia novas iniciativas estratégicas

O presidente do Turismo do Alentejo, António Ceia da Silva, apresentará o plano de iniciativas estratégicas para a dinamização da promoção turística da Região, amanhã, dia 22 de Fevereiro, terça-feira, às 11.00 horas, no Hotel Tivoli, em Lisboa.

Ceia da Silva, para além de um balanço dos resultados de 2010, anunciará ainda as iniciativas programadas para o primeiro semestre deste ano, nomeadamente o debate internacional para o desenvolvimento do turismo cultural no Alentejo e o reforço da promoção turística no mercado interno.

O Alentejo, enquanto destino turístico de excelência, tem como objectivo principal o reforço e a consolidação da sua performance turística no panorama nacional.

Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´