Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

SANTA EULÁLIA: "Feira da Castanha" decorre este fim-de-semana


 
A 3.ª edição da “Feira da Castanha”, organizada pela Junta de Freguesia de Santa Eulália, vai decorrer este fim-de-semana, dias 11 e 12 de novembro, no Largo do Repuxo, em Santa Eulália, freguesia do concelho de Elvas.

As atividades iniciam-se às 9.00 horas, podendo ser visitada até às 17.00 horas, uma exposição de artesanato promovida por artesãos locais. Uma demonstração de airsoft bem como de tiro ao alvo pode ser vista nesta 3.ª edição da “Feira da Castanha”, onde irão também estar disponíveis para os mais novos, as pinturas faciais, pintura livre em papel de cenário e os jogos tradicionais.

A animação não vai faltar, com a atuação, no sábado, dia 11, das Roncas de Elvas e no domingo, dia 12, com o grupo de música popular Xumbo Torto, a partir das 16.00 horas. A Confraria da Música do Crato estava anunciada para atuar no sábado, contudo, e por motivos alheios à organização, a mesma não irá subir ao palco instalado no Largo do Repuxo.

No decurso dos dois dias, o Magusto promovido pela Paróquia de Santa Eulália vai acontecer às 15.00 horas.

As bancas, com a venda de compotas, flores, rifas, etc…etc… também não vão faltar, nesta “Feira da Castanha”, bem como as tasquinhas, onde poderão ser provadas várias sopas, carnes e petiscos tradicionais.

Nesta 3.ª edição participam as associações/instituições da freguesia, tais como Tratorinhos, Airsoft de Santa Eulália, a equipa organizadora do Carnaval, Associação de Pais, o Lar de Idosos de Santa Eulália, o Infantário de Santa Eulália, a Paróquia e os Catequistas de Santa Eulália, a Escola de Futebol Hispanolusa, Horas Inspiradoras e os Artesãos de Santa Eulália, para os quais reverte toda a receita angariada nesta “Feira da Castanha”.

Polo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Popular Túlio Espanca tem novas disciplinas


 
O Polo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Popular Túlio Espanca propõe neste ano letivo 2023/24 as novas disciplinas de Tai-Chi, Astrologia, Histórias Cruzadas e Expressão Musical/Corporal. Os formandos poderão também ter aulas de Psicologia, Inglês, Costura Criativa, Informática, Oficina de Artes Plásticas, Meditação, Tuna/Coro, Teatro, Aqui Aprendo a Ler e Cultura Geral.

Para além das aulas, no Polo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Popular Túlio Espanca são dinamizadas atividades extracurriculares como workshops, visitas de estudo e as atividades do projeto Tempos Cruzados. Este projeto tem como objetivo a partilha de conhecimentos entre crianças, jovens e a comunidade sénior do concelho, para integrarem saberes, valores e competências.

O espaço está igualmente preparado para o lazer e o convívio entre os formandos, que podem permanecer no local quando não existem aulas ou atividades. As aulas iniciaram-se no dia 18 de setembro e decorrem de segunda-feira a quinta-feira entre as 9.00 e as 17.00 horas.

Através do Polo de Reguengos de Monsaraz da Universidade Popular Túlio Espanca, a autarquia pretende reforçar o caráter pedagógico e institucional das atividades educativas do concelho e garantir à população oportunidades diversificadas de formação ao longo da vida. A oferta formativa é para toda a comunidade, independentemente da idade, e as inscrições podem ser efetuadas no polo.

51.874 veículos fiscalizados no decurso da operação "Taxa Zero ao Volante"


 
A Campanha de Segurança Rodoviária "Taxa Zero ao Volante", da responsabilidade da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), da Polícia de Segurança Pública (PSP), e da Guarda Nacional Republicana (GNR), e que decorreu nos dias 31 de outubro a 6 de novembro e teve como objetivo alertar os condutores dos veículos para os riscos da condução sob a influência do álcool.

Esta campanha contou, uma vez mais, com a participação dos serviços da administração regional da Região Autónoma dos Açores na realização de ações de sensibilização, completando o trabalho de fiscalização que tem sido realizado pelos comandos Regionais da PSP.

Inserida no Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2023, a campanha foi divulgada nos meios digitais, nos Painéis de Mensagem Variável e através de duas ações de sensibilização da ANSR, realizadas em simultâneo com as operações de fiscalização levadas a cabo pela PSP e pela GNR, em Aveiro e em Faro. Foram ainda realizadas três ações de fiscalização pela PSP no distrito de Setúbal e outra pela GNR no distrito de Lisboa. Na Região Autónoma dos Açores, foram realizadas três ações de sensibilização e fiscalização pela PSP.

Durante as operações das Forças de Segurança no âmbito desta campanha foram fiscalizados presencialmente 51.874 veículos, tendo sido registado um total de 11.271 infrações, das quais 899 relativas à condução sob o efeito do álcool.

No período desta campanha, registou-se um total de 2.816 acidentes, de que resultaram 3 vítimas mortais, 32 feridos graves e 742 feridos leves.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´