O projecto português de alta velocidade continua a avançar apesar dos protestos dos responsáveis políticos da oposição e das dúvidas sobre o financiamento e a viabilidade económica do mesmo. Os avanços são mais notórios em relação ao troço Lisboa-Madrid, uma vez que os outros dois eixos do projecto do actual Governo para o TGV foram adiados em 2010.
O mais recente avanço no projecto português de alta velocidade foi o lançamento, a 28 de Dezembro, do concurso para o projecto da estação internacional de Elvas/Badajoz. O concurso, com um preço-base de 7,5 milhões de euros, está a decorrer e a despertar o interesse das principais empresas ibéricas de consultoria de engenharia, que têm até dia 16 de Março para apresentar as respectivas propostas. Ganhará quem apresentar a proposta economicamente mais favorável, ou seja, quem fizer o preço mais baixo.
“A primeira motivação de visita ao Alentejo é a monumentalidade e a segunda é a gastronomia e vinhos. Há muitas pessoas que vêm à região por ter uma gastronomia de excelência”, explicou o presidente da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo, António Ceia da Silva.
Na opinião do mesmo responsável, a gastronomia e os vinhos constituem "um dos produtos em que o Alentejo tem mais força” e, por isso, a Turismo do Alentejo prevê começar a executar, este ano, um programa ligado à gastronomia, o “Alentejo Bom Gosto”.
Este programa, explicou, pressupõe a elaboração da carta gastronómica do Alentejo, a certificação dos restaurantes da região de acordo com os critérios do serviço de utilização de ementas típicas e a criação de um roteiro de restaurantes.
Segundo António Ceia da Silva, o “Alentejo bom gosto” prevê ainda a venda de pacotes turísticos que permitem visitas a unidades de enoturismo, lagares e queijarias da região, entre outras medidas, para promover os produtos alentejanos.
Por outro lado, o presidente da Turismo do Alentejo destacou o contributo dos eventos gastronómicos que se realizam na região, considerando serem um “componente essencial” para a divulgação da gastronomia e os vinhos do Alentejo.
Actualmente, está a decorrer em Évora a Rota dos Sabores Tradicionais, que se prolonga até final de Abril, com a adesão de meia centena de estabelecimentos comerciais do concelho, entre restaurantes, pastelarias e lojas gourmet, oferecendo uma vasta variedade de pratos de porco e borrego, sopas e doces.
Mais a Sul, em Vila Nova da Baronia, no concelho de Alvito (Beja), os espargos, as catacuzes e as carrasquinhas estão em destaque no ciclo gastronómico “As Ervas da Baronia”, que é promovido pelo município local.
A “Mostra de Peixe do Rio de Alandroal”, a Mostra Gastronómica de Caça de Mora, a “Cozinha dos Ganhões” de Estremoz, a Feira do Pão e Doçaria de Montemor-o-Novo e Feira do Queijo de Borba são outros dos mais importantes certames gastronómicos da região.