Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

REGUENGOS: Pelouros para o mandato 2021-25 foram atribuídos na primeira reunião da Câmara


 
A primeira reunião de câmara do mandato 2021-2025 decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Reguengos de Monsaraz, tendo como um dos pontos da ordem de trabalhos a atribuição dos pelouros. Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal, ficou com os pelouros da Educação e Parque Escolar, Juventude, Cidadania e Participação, Saúde, Protecção Civil, Coordenação do Trabalho Autárquico, Coordenação Externa e Transfronteiriça, Agricultura e Desenvolvimento Rural, Espaços Verdes e Defesa do Consumidor.

O Vice-Presidente Francisco Grilo ficou responsável pelos pelouros do Desporto, Finanças, Economia, Turismo e Comércio Local, Recursos Humanos e Formação, Planeamento e Ordenamento do Território, Auditoria e Gestão do Edificado Municipal e Eficiência Energética, Obras Municipais e Urbanismo. O Vereador António Fialho tem os pelouros da Acção Social, Cultura e Património, Coordenação do Trabalho Autárquico com as Freguesias, Associativismo, Ambiente (abastecimento de águas, saneamento básico, higiene e limpeza pública e biodiversidade), Frota Municipal, Parque de Máquinas, Trânsito e Mobilidade, Mercado Municipal e Veterinária e Feiras e Mercados.

A Presidente da Câmara Municipal propôs à vereadora Esmeralda Lucena o pelouro dos Espaços Verdes e à vereadora Anabela Caeiro os pelouros da Defesa do Consumidor e das Feiras e Mercados, tendo ambas recusado e ficado sem pelouros.

Nesta primeira reunião do executivo foram também definidos os horários de atendimento dos eleitos aos munícipes. Assim, Marta Prates terá o atendimento às terças-feiras das 9.30 às 12.30 horas, Francisco Grilo também às terças-feiras entre as 14.30 e as 17.30 horas e António Fialho às quintas-feiras das 14.30 às 17.30 horas. As vereadoras Esmeralda Lucena e Anabela Caeiro vão fazer atendimento aos munícipes às quartas-feiras das 14.30 às 17.30 horas.

Porto de Sines cresce 18,5% nos contentores no terceiro trimestre

 
O terceiro trimestre de 2021 assinalou um crescimento para o Porto de Sines de 16,9% no conjunto de todos os segmentos de carga, o que representou um total de 35,9 milhões de toneladas movimentadas. Este registo permite ao porto do Alentejo consolidar a posição de líder nacional em volume de carga, responsável por mais de 50% do total movimentado no país.

Neste crescimento, destaca-se o aumento da carga contentorizada, que registou 1,38 milhões de TEU (contentores de 20 pés) acumulados de Janeiro a Setembro, ou seja, mais 18,5% do que no ano passado. Assim, o segmento de Carga Geral (onde se inclui a carga contentorizada) representa já 46,7% do total da carga movimentada no porto, tendo evidenciado um aumento de 14,9% face ao mesmo período do ano transacto, para um total acumulado de 16,8 milhões de toneladas.

Recorde-se que está em curso a ampliação do Terminal de Contentores de Sines (Terminal XXI) e que, neste âmbito, foi recentemente lançado, pela PSA Sines, o concurso para a expansão da área de parqueamento de contentores, obra no valor de 12,85 milhões de euros. Este investimento aumentará a capacidade operacional desta infraestrutura portuária no que respeita às movimentações em parque, reforçando a produtividade do terminal.

Também o segmento de Granéis Líquidos, no qual se incluem o crude, os refinados, os produtos petroquímicos e o gás natural liquefeito, merece destaque. Registou um movimento acumulado de 18,8 milhões de toneladas, revelando um crescimento de 21,1% face ao período homólogo anterior. Este segmento representa aCtualmente 52,5% do total da carga movimentada no Porto de Sines, tendo nas importações o petróleo bruto e o gás natural como principais influenciadores e, nas exportações, os produtos refinados.

O final do último trimestre caracterizou-se ainda pela entrada em produção da Janela Única Logística (JUL), aplicada à carga contentorizada, e do novo sistema de gestão interno da PSA Sines. A entrada em funcionamento destes novos sistemas irá aportar consideráveis benefícios aos utilizadores do porto, privilegiando uma maior integração de toda a cadeia logística e irá contribuir para uma maior eficiência e competitividade do Porto de Sines.

EMPRESAS: Delta Cafés é o café oficial do WebSummit

A Delta Cafés volta a marcar presença na maior conferência de tecnologia realizada em Portugal, que acontece já na próxima segunda-feira, dia 1 de Novembro, no Parque das Nações, em Lisboa. Ao longo dos quatro dias do maior evento tecnológico do mundo, a Delta Cafés irá proporcionar a todos os visitantes, que passarem pelo espaço da marca, diferentes workshops de café, para além de poderem experimentar e saborear o café preferido dos portugueses.

E porque entre pitches e reuniões é preciso parar, este é um excelente momento para apreciar um café que se demora. Slow Coffee, uma nova e completa experiência de beber café, onde o aroma do grão moído aliado à perfeita extracção, evidenciam toda a sua pureza, sabor e naturalidade.

Recorde-se que esta cimeira tecnológica tem-se revelado uma excelente plataforma para apresentação e lançamento das novidades tecnológicas do Grupo Nabeiro – Delta Cafés, que todos os anos dá a conhecer novas formas de servir café, e que é hoje uma referência de inovação e pioneirismo em Portugal e no mundo.

Ao longo dos próximos dias e pelo quinto ano consecutivo a Delta Cafés promete manter todos despertos…para o futuro.

Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´