Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

PSP realizou operação "A Solidariedade Não Tem Idade"

Avaliação: / 0
FracoBom 

 
A Polícia de Segurança Pública (PSP) levou a cabo a operação "A Solidariedade Não Tem Idade/2022", entre os dias 11 de julho e 23 de setembro, na sua área de responsabilidade em Portugal Continental e na totalidade das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. Na edição deste ano, foram realizados 3839 contatos individuais de prevenção criminal e 317 ações de sensibilização.
 
Destes contatos, resultaram a sinalização de 649 idosos, tendo sido verificadas 407 situações de risco social e, destes, 298 pessoas foram de imediato encaminhadas para instituições de apoio social. Entre os vários fatores de risco verificados, 140 idosos foram sinalizados por falta de autonomia, 81 por apresentarem quadro clínico grave que exigia acompanhamento médico imediato, 40 por habitarem em condições de vida degradantes, 52 por ausência de redes de contacto, 53 por suspeita de reiterada vitimização de índole criminal e 21 por insuficiência económico-financeira.
 
Esta operação de cariz preventivo, é realizada anualmente pela PSP desde 2012, maioritariamente através dos Polícias das Equipas de Proximidade e Apoio à Vítima (EPAV).
Tem como principal objetivo intensificar o contato direto e diálogo com a população mais idosa (+65 anos), visando a deteção tão precoce quanto possível de casos de fragilidade social, vulnerabilidade física e ou psíquica e suspeitas de crimes contra a integridade física, bem como a promoção do apoio imediato e necessário através de respostas concertadas com as entidades parceiras.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´