Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

Autarca de Elvas expressa preocupações ao Secretário de Estado da Saúde

Avaliação: / 0
FracoBom 

 
O roteiro "Saúde Aberta" percorreu esta segunda-feira, dia 23 de outubro, vários concelhos do distrito, tendo Elvas recebido a visita do Secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre. O programa da visita iniciou-se com a receção nos Paços do Concelho, onde o presidente da Câmara Municipal de Elvas, comendador José Rondão Almeida, informou o governante das preocupações do Município nesta área.

O autarca mostrou-se muito preocupado com as atuais condições das instalações e infraestruturas da saúde, a grande maioria com necessidade imediata de melhorias em várias áreas.

Abordado a situação do corpo clínico, com a falta de profissionais, enfermeiros e auxiliares, assim como de clínicos em algumas especialidades, Rondão Almeida, recordou que o nosso Hospital acolhe utentes de todo o distrito, bem como dos concelhos limítrofes, de Borba, Alandroal, Vila Viçosa e Estremoz, já no distrito de Évora, sendo referência para muitos deles pela sua proximidade, e cuidado com os doentes.

No âmbito dos cuidados de saúde diferenciados, o presidente da Câmara abordou ainda a possibilidade de acordos com o país vizinho para dar resposta aos desafios que hoje atravessamos, como já se fez para a realização de partos no Hospital Materno Infantil, que pela sua proximidade pode ser muito importante para situações de urgência e prestação de cuidados de saúde imediatos, sem necessidade de transferência de utentes entre unidades muito distantes. O autarca salientou ainda os benefícios para os acompanhantes, devido à proximidade geográfica e comodidade nas deslocações a visitas, quando implique internamento.

Nesta reunião, Rondão Almeida, aproveitou ainda para abordar a questão dos investimentos nas Unidade de Cuidados Continuados de curta, média e longa duração.

O governante esteve acompanhado pela diretora clínica da ULSNA, Vera Escoto, de Ana Célia da Silva, também da ULSNA e de Manuela Macedo da Administração Regional de Saúde do Alentejo.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´