Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

Ana Costa Freitas eleita reitora da Universidade de Évora

Avaliação: / 0
FracoBom 
Ana Maria Costa Freitas é a nova reitora da Universidade de Évora (UÉvora) e define como prioridades "concorrer a projectos europeus e conseguir mais financiamento" para a academia, sobretudo em áreas estratégicas para a região. "As prioridades passam por concorrer a projectos europeus e conseguir mais financiamento para a universidade, em áreas estratégicas, principalmente as que foram definidas na Estratégia de Especialização Inteligente da região", afirma.

Em comunicado divulgado, o Conselho Geral divulgou que, nas eleições realizadas esta quarta-feira, dia 23 de Abril, Ana Maria Costa Freitas foi eleita como reitora, sucedendo no cargo a Carlos Braumann (que não se recandidatou). De acordo com documentos aprovados por instituições regionais, a Estratégia de Especialização Inteligente abrange as áreas agrícola e florestal, património e cultura, recursos minerais, energias renováveis, aeronáutica, mobilidade, logística e tecnologias da informação e comunicação e economia social.

"É a especialização da Universidade de Évora nestas áreas que é necessária para o desenvolvimento e aumento da competitividade do Alentejo", realça, avançando que outra das suas prioridades passa por estabelecer uma parceria com a Universidade da Extremadura (Espanha).

A futura reitora da UÉvora reconhece que "há muito trabalho para fazer", mas adverte que esse trabalho "tem de ser feito com a participação de toda a academia".

"Todas as candidaturas [a reitor] tinham o seu valor e eu espero poder aproveitar das outras candidaturas tudo aquilo que tinham de bom", refere.

Numa informação também divulgada na sua página da Internet, a Universidade de Évora explica que a nova reitora, de 59 anos, é docente do departamento de Fitotecnia, desde o ano de 2002.

Licenciada em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia (Lisboa), é doutorada em Biotecnologia Alimentar pela Universidade de Évora (1988).

Entre 2006 e 2010, Ana Maria Costa Freitas foi vice-reitora da academia alentejana, com o pelouro Académico, tendo também sido membro do Conselho Geral da instituição, de Dezembro de 2012 a Outubro de 2013.

A nova reitora ocupou igualmente o cargo de Conselheira no Gabinete de Conselheiros Políticos do Presidente da Comissão Europeia, em Bruxelas, entre 2011 e 2013.

De acordo com o calendário eleitoral, a tomada de posse da nova reitora está agendada para o dia 9 de Maio.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´