Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

ELVAS: Museu Militar integrado na Rede Portuguesa de Museus

Avaliação: / 0
FracoBom 
O Museu Militar do Porto, o Museu Militar de Elvas e o Museu da Marioneta, em Lisboa, vão ser integrados na Rede Portuguesa de Museus (RPM), refere hoje um despacho publicado no Diário da República (DR).

Também de acordo com um outro despacho da Secretaria de Estado da Cultura, hoje publicado em DR, o Museu Agrícola de Entre o Douro e Minho, que integra a RPM desde 2004, sairá desta entidade por se encontrar encerrado desde 2007.

Ainda segundo o mesmo despacho, "tendo as suas instalações sido afectas a outros fins, e [tendo em conta] que o acervo foi em parte entregue a diversas entidades públicas, nomeadamente autarquias e escolas profissionais e ou devolvida aos proprietários", a credenciação será cancelada.

Na sequência de uma reestruturação do Ministério da Agricultura, o museu, com um acervo de peças ligadas ao sector rural que se encontrava sob a alçada da Direcção Regional de Agricultura do Entre Douro e Minho, fechou em Junho de 2007 e a tutela passou para Câmara Municipal de Vila do Conde.

Quanto ao Museu Militar do Porto, o Museu Militar de Elvas e o Museu da Marioneta, segundo despacho, serão incluídos na RPM por preencherem todos os requisitos legais e reunirem todas as condições para integrar aquela entidade.

Desde a sua criação, em 2000, a RPM - organismo oficial certificador da qualidade e funcionamento dos espaços museológicos no país - tem vindo a promover a partilha de conhecimento, serviços, recursos e boas práticas nesta área.

Actualmente, a RPM conta com cerca de 140 membros e reúne museus e palácios, incluindo os nacionais, os tutelados pelas delegações da cultura dos Açores e da Madeira, da administração local e central, de empresas públicas, privados, de fundações, da Igreja Católica e das Misericórdias.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´