Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

BEJA: Seis estrangeiros acusados do crime de tráfico de pessoas

Avaliação: / 0
FracoBom 
O Ministério Público deduziu acusação contra seis estrangeiros pelo crime de tráfico de 28 pessoas, que estavam em situação de exploração e tráfico numa herdade de Beja alegadamente para trabalharem na apanha da azeitona, foi hoje anunciado.

A acusação do Ministério Público resulta de uma investigação no âmbito do combate ao tráfico de seres humanos efectuada pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), o qual realizou, a 13 de Novembro de 2013, uma operação na herdade, que permitiu resgatar as 28 pessoas e deter quatro dos seis estrangeiros que estão em prisão preventiva.

Num comunicado enviado hoje, o SEF refere que os seis arguidos, cinco homens e uma mulher, todos estrangeiros, com idades entre os 23 e os 51 anos, são acusados da prática, em co-autoria, do crime de tráfico de pessoas. Um dos cinco homens é também acusado de dois crimes de detenção de arma proibida e a arguida de um crime de uso de documento autêntico falsificado, indica o SEF.

Segundo o SEF, o Ministério Público deduziu também acusação pelo crime de tráfico de pessoas a uma sociedade por quotas, "representada pelo seu único sócio e gerente, que é, simultaneamente, um dos arguidos".

As vítimas, também estrangeiras, vieram para Portugal com a promessa, de compatriotas, de trabalho na agricultura e de bons rendimentos. Contudo, quando chegaram à herdade, relata o SEF, os 28 trabalhadores foram colocados numa casa exígua, com más condições de habitabilidade e sem alimentação suficiente para todos. Alegando que o trabalho da apanha da azeitona estava atrasado, os angariadores deixaram os trabalhadores sem possibilidades de receberem qualquer rendimento, indica o SEF.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´