Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

Ponte de Sor quer pôr no Guinness o maior mosaico em cortiça do mundo

Avaliação: / 1
FracoBom 
Saimir Strati é um reputado artista do mosaico, e está em Ponte de Sor para iniciar esta quarta-feira, dia 27 de Agosto, nas instalações do Centro de Artes e Cultura, aquele que deverá tornar-se o maior mosaico em cortiça do mundo, com direito a inclusão no livro da Guinness World Records.
 
A iniciativa, que se insere na promoção da candidatura do montado a Património da Humanidade, é da autarquia de Ponte de Sor e o projecto estipula um mosaico de 24 metros de comprimento por 4,5 metros de altura (108 metros quadrados), prevendo-se estar terminada dentro de um mês. Entre os apoios, incluem-se o Festival 7Sóis7Luas, empresas transformadoras de cortiça do concelho e o Turismo do Alentejo.

Ao longo da sua carreira, o albanês Saimir Strati (n.1966), membro da Associação Britânica de Mosaico Moderno, já foi responsável por diversas obras e restauros importantes em zonas arqueológicas. Mas, acima de tudo, é "viciado" no Guinness: já tem oito recordes, desde o anterior maior mosaico de rolhas de cortiça (com, precisamente, 229.764 rolhas no hotel Sheraton de Tirana) até peças criadas com feijão ou grãos de café, palitos ou mesmo palhinhas.

A 27 de Setembro, Ponte de Sor deverá receber várias personalidades relacionadas com o Guinness, incluindo um juiz oficial (o Record Adjudicator) para a entrega do certificado de inscrição no álbum dos recordes.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´