Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

Autoridade Nacional de Protecção Civil emite aviso devido a frio e vento forte

Avaliação: / 0
FracoBom 
A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) emitiu um aviso à população sobre as condições meteorológicas adversas de frio e vento forte, a partir deste sábado, dia 21 de Novembro, e sobre as medidas preventivas a adoptar.

Em comunicado, a ANPC refere que, para os próximos dias, está prevista uma descida acentuada das temperaturas, que vão rondar os seis e os nove graus no interior e os 10 e 15 graus no litoral, situando-se ainda as temperaturas mínimas abaixo dos zero graus nas regiões do interior norte.

A ANPC refere também que o vento vai soprar moderado a forte, especialmente no litoral oeste e nas terras altas, até meio da tarde de sábado, que diminuirá de intensidade no domingo, além da possibilidade de formação de gelo e geada nos vales mais abrigados do interior.

A Protecção Civil destaca que as características de tempo frio, associadas ao vento que se fará sentir, vão aumentar "a sensação de desconforto térmico na população".

Nesse sentido, a ANPC refere que poderão ocorrer situações como piso rodoviário escorregadio devido à formação de geada, em especial nas regiões do interior, intoxicações por inalação de gases em habitações onde se utilizem aquecimentos com lareiras e braseiras e incêndios em casas resultantes da má utilização de lareiras e braseiras ou avarias em circuitos eléctricos.

A Protecção Civil chama também à atenção que é "necessário dar especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis", como crianças, idosos e sem-abrigo.

Como medidas preventivas, a Protecção Civil aconselha a população a adoptar comportamentos adequados, dando especial atenção aos aquecimentos com combustão, que podem causar intoxicação e levar à morte e evitar conduzir em local onde se forme geada na estrada.

A ANPC indica ainda que se deve assegurar uma adequada ventilação das habitações, evitar o uso de dispositivos de aquecimento durante o sono e dar especial atenção a pessoas idosas e em condição de maior isolamento.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´