Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

357 anos da Batalha das Linhas de Elvas assinalados com várias actividades no mês de Janeiro

Avaliação: / 0
FracoBom 
O programa de comemorações dos 357 anos da Batalha das Linhas de Elvas, que se comemora a 14 de Janeiro próximo, quinta-feira, inicia-se com um concerto do projecto Monda - Cantando e Tocando o Alentejo, no dia 9 de Janeiro, pelas 21.30 horas, no Cine-Teatro Municipal.

A 13 de Janeiro, quarta-feira, pelas 21.30 horas, é apresentado no Auditório São Mateus, o documentário de curta-metragem relativo à evolução das obras de reabilitação no Forte da Graça e do diaporama sobre sketching "Romeiros de Vila Boim no São Mateus – desenhando uma tradição".

No feriado municipal, dia 14, quinta-feira, as cerimónias arrancam pelas 9.30 horas, nos Paços do Concelho, com o hastear das bandeiras e a presença da Banda 14 de Janeiro. Meia hora depois decorre, no Padrão comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas, no Sítio dos Murtais, uma cerimónia de Homenagem aos Mortos, seguindo-se a romagem ao túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria, no Convento de São Francisco.

O ponto alto das comemorações acontece, pelas 11.00 horas, com as cerimónias militares e militarizadas, com alocuções por um oficial do Exército e pelo presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, precedidas pelo desfile das forças em parada, na Rua da Cadeia.

Pelas 18.00 horas, realiza-se o Te Deum de Acção de Graças, na Sé Catedral, com a presença do Coral Públia Hortênsia de Castro e do Coro Beato Aleixo Delgado. O programa deste dia encerra com o concerto da Orquestra Ligeira do Exército, a partir das 21.30 horas, no Cine-Teatro Municipal.

Neste dia 14, assinalam aniversários o Centro Artístico Elvense, a Sociedade Recreativa de Vila Fernando e a Banda 14 de Janeiro.

As comemorações prolongam-se pelo mês de Janeiro. Assim, no dia 16, está agendada a representação da peça de teatro "Uma Noiva na Batalha", pela Associação Arkus, às 21.30 horas, no Cine-Teatro Municipal.

No mesmo espaço, a 17 de Janeiro, sobe ao palco o espectáculo "POP", de dança pelos Dançarilhos, a partir das 21.30 horas.

A 24ª Corrida das Linhas de Elvas está marcada para domingo, 17 de Janeiro, com partida do Padrão das Linhas de Elvas. O início da corrida está marcado para as 11.00 horas e conta com um percurso pela circular à cidade e meta no Estádio Municipal de Atletismo. No âmbito desta iniciativa, pelas 10.00 horas, partem também os caminhantes da 12ª Caminhada das Linhas de Elvas.

A 30 de Janeiro, também no Cine-Teatro, decorre um concerto com os "Lucky Duckies", com início previsto para as 21.30 horas.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´