Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

150 pilotos disputam a vitória no Rali TT Reguengos de Monsaraz – Capital dos Vinhos de Portugal

Avaliação: / 0
FracoBom 
O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno regressa este fim-de-semana a Reguengos de Monsaraz, com a 28ª edição do Rali TT Reguengos de Monsaraz – Capital dos Vinhos de Portugal. A prova conta com 150 pilotos a disputarem a vitória nas categorias de automóveis, motas, quads, buggy’s e UTV’s, numa competição organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense com o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz.

Esta é a segunda prova mais antiga do calendário do todo-o-terreno e uma das maiores manifestações desportivas realizadas no Alentejo. Pelo vigésimo oitavo ano, milhares de espectadores vão aplaudir e festejar com os pilotos durante as centenas de quilómetros do percurso.
 
O prólogo decorre este sábado, dia 30 de Abril, a partir das 14.00 horas num percurso de 5 quilómetros junto ao Centro Náutico de Monsaraz. Os automóveis realizam duas voltas ao traçado enquanto as motos, quads, buggy’s e UTV’s fazem o percurso uma vez. No intervalo entre as voltas dos automóveis haverá um espectáculo de acrobacia aérea.

Às 19.30 horas, na CARMIM, será apresentada aos pilotos a edição do próximo ano do Rali Dakar, que vai partir no dia 2 de Janeiro da capital do Paraguai, Assunção, e terá cinco etapas na Bolívia e sete na Argentina. Marc Coma, Director Desportivo do Rali Dakar, vai estar em Reguengos de Monsaraz para descrever esta prova clássica do automobilismo mundial.

No domingo, dia 1 de Maio, pelas 7.00 horas, parte o primeiro piloto para disputar a segunda etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno em moto/quads/buggy/UTV. Os pilotos vão realizar dois sectores selectivos, um com 75 quilómetros e outro com 140 quilómetros, com chegada prevista do primeiro classificado para cerca das 13h junto ao Convento da Orada, próximo de Monsaraz.

O primeiro automóvel parte às 9h para disputar os dois sectores selectivos de 140 quilómetros cada um. O vencedor deverá chegar cerca das 14h30 à meta instalada próximo do Convento da Orada.

No Rali TT Reguengos de Monsaraz – Capital dos Vinhos de Portugal vão disputar-se na classe automóvel os troféus do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno nas categorias T1, T2 e T8, a Taça Nacional de Todo-o-Terreno e a primeira prova da época do Desafio Mazda. O rali conta também para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno em moto/quads/buggy/UTV, para a Classe Hobby, Veteranos, Promoção e Troféu CAN-AM Maverick, tendo como estreia a primeira prova do Desafio Polaris Ace 2016.

A organização e a Federação de Motociclismo de Portugal criaram um troféu em memória de Bruno Ferreira, o malogrado piloto que faleceu no rali do ano passado, e que será entregue ao vencedor da categoria de quads. Foi igualmente criado um troféu para os pilotos de moto/quads/buggy/UTV do concelho de Reguengos de Monsaraz, que será disputado por cerca de 15 participantes.

Nas 27 edições do rali destacam-se o actual campeão nacional, Miguel Barbosa, que tem o maior palmarés na categoria de automóveis com nove vitórias em Reguengos de Monsaraz, e Carlos Sousa, que venceu três vezes esta prova. Com apenas três anos de competição nas motos, os vencedores foram Luís Ferreira, com duas vitórias, e Mário Patrão. Nos quads, Beto Borrego ganhou os três ralis, e nos buggy’s, João Lopes, Nuno Tavares e João Dias venceram uma edição cada um.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´