Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

Parque de recreio e lazer com praia fluvial pode nascer em Beja

Avaliação: / 0
FracoBom 
A Câmara Municipal de Beja e a empresa gestora do Alqueva querem criar um parque de recreio e lazer, junto a uma barragem do concelho, equipado com uma praia fluvial e plataformas para actividades náuticas.

O projecto prevê a criação do parque na envolvente da barragem dos Cinco Reis, que está situada a cerca de 12 quilómetros da cidade de Beja e faz parte do Empreendimento de Fins Múltiplos do Alqueva, disse o vice-presidente do município, Luís Miranda.

Segundo o autarca, o projecto de criação do Parque Fluvial dos Cinco Reis, orçado em cerca de 450 mil euros, "é de interesse e será uma mais-valia para o concelho de Beja, mas não é uma prioridade absoluta para o município", que "só terá condições para o concretizar se obtiver co-financiamento comunitário".

A criação do parque "só avançará se obtiver co-financiamento comunitário", frisou, referindo que o município e a Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) já candidataram o projecto para ser co-financiado em 90% por fundos comunitários, sendo os restantes 10% assegurados pelos dois promotores.

"Se tudo correr bem, contamos ter a praia fluvial e as infraestruturas físicas do parque prontas para serem usufruídas na época balnear de 2019", admitiu Luís Miranda.

Segundo o autarca, o projeto do parque prevê a criação de uma praia fluvial, um apoio de praia, um embarcadouro e plataformas para actividades náuticas não monitorizadas para "aproveitar" a albufeira da barragem dos Cinco Reis.

O projecto prevê também a criação de um espaço de recreio, um circuito de manutenção, um parque de merendas, circuitos interactivos de visitação e pontos de observação dos valores naturais da zona, nomeadamente da avifauna aquática, percursos pedonais e cicláveis, espaço de divulgação da gastronomia alentejana, um bar, lojas de apoio às actividades e dois parques de estacionamento.

Está prevista ainda a criação de percursos interpretativos da flora e da fauna e "pontos de interesse alusivos aos elementos naturais e patrimoniais importantes na zona de Cinco Reis", como a vila romana de Pisões, indicou o autarca.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´