Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

ÉVORA: Obras de 1,2ME vão requalificar Palácio de D. Manuel

Avaliação: / 0
FracoBom 
As obras de requalificação do histórico Palácio de D. Manuel, em Évora, já arrancaram, num investimento de 1,2 milhões de euros, para transformar o edifício num centro interpretativo e de acolhimento a turistas, revelou a câmara.

"As obras de requalificação do Palácio de D. Manuel já estão em curso" e têm um prazo de execução de 600 dias, explicou o município, em comunicado.

A empreitada, contratualizada por mais de 1,2 milhões de euros, é financiada a 85% por fundos comunitários, ao abrigo do Programa Operacional Alentejo 2020, sendo os restantes 15% suportados pela autarquia.

O projecto é assinado pelos arquitectos Victor Mestre, da Universidade de Coimbra, e Sofia Aleixo, da Universidade de Évora, e a intervenção, assinalou o município, pretende "dotar todo o edifício de modernas condições de segurança e funcionalidade".

"Este icónico monumento", que já completou cinco séculos de existência, "vai beneficiar de obras de conservação e consolidação estrutural que, entre outros, incluem trabalhos de estabilidade na cobertura", indicou a câmara.

A intervenção vai também tornar "mais funcional" a acessibilidade ao edifício, com a instalação de "um elevador adaptado a visitantes com mobilidade reduzida" e a criação de "um novo acesso a partir da Praça 1.º de Maio".

A adaptação das instalações sanitárias ou a renovação das condições térmicas e acústicas são outras das valências objecto de requalificação, indicou o município, realçando, contudo, que o projecto não envolve alterações no exterior do palácio.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´