Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

Livro "O Todo ou o Seu Nada", de Amadeu Sabino, apresentado em Elvas

Avaliação: / 0
FracoBom 
A sala polivalente da Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo acolhe no próximo dia 6 de Dezembro, pelas 18.00 horas, a apresentação do livro "O Todo ou o Seu Nada" de Amadeu Lopes Sabino e editado pela Editorial Bizâncio.

Nesta obra, o escritor elvense recria, "com as liberdades próprias do ficcionista, a vida atribulada e aventurosa de João Falcato, homem de sete fôlegos e personagem multifacetada do século XX português: marinheiro e náufrago, viajante, escritor, professor, jornalista, vinicultor. Contador de histórias, viveu uma existência ora trágica, ora mediana. Criador de ilusões, possuía a sabedoria para, entre a tristeza e a alegria escolher a alegria, e entre o nada e a tristeza escolher a tristeza".

Amadeu Sabino, nasceu em 1943, em Elvas, sendo licenciado em Direito pela Universidade de Lisboa, foi advogado, jornalista e docente universitário em Portugal. Preso pela PIDE e incorporado em regime disciplinar militar, exilou-se na Suécia entre 1973 e 1975. Funcionário da União Europeia a partir de 1984, foi director no Serviço Jurídico do Conselho da União e conselheiro especial do Presidente da Comissão, Durão Barroso. Novelista, romancista e ensaísta caracterizado (in História da literatura portuguesa, 17ª ed., de António José Saraiva e Óscar Lopes, Porto Editora, Porto, 2008) "pela agilidade da narração e por um requintado hedonismo", é autor de uma obra em que Álvaro Manuel Machado (in Dicionário de Literatura Portuguesa, Presença, Lisboa, 1996) releva "uma irónica interrogação sobre o passado dito glorioso de Portugal e, simultaneamente, um pendor autor-reflexivo, cosmopolita e quase autobiográfico". Escritor da expatriação e dos exílios, exteriores e interiores, evoca, de acordo com Eduardo Lourenço (in Identidades fugidias, Câmara Municipal, Guarda, 2001), a vivência no estrangeiro, "amarga como muitas, mas, como poucas, libertadora".
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´