Portuguese English French German Italian Spanish
Faixa publicitária

ELVAS: Unidade Funcional da Diabetes do HSLE organiza formação modular

Avaliação: / 0
FracoBom 

A Unidade Funcional da Diabetes (UFD) do Hospital de Santa Luzia de Elvas, com o apoio da ULSNA EPE e dos Laboratórios Astra Zeneca, tem a funcionar, desde o passado mês de Setembro, uma formação modular sobre esta doença, destinada à participação de todos os profissionais da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano interessados na abordagem desta patologia.

As sessões abrangem um enorme leque de aspectos relacionados com a doença e são transmitidas em simultâneo, por videoconferência, para os hospitais de Portalegre e Elvas.

Dos temas propostos pela UFD destaca-se o aspecto da prevenção da diabetes, as terapêuticas orais e insulinoterapia, as complicações associadas à doença como sejam a depressão, a disfunção eréctil, a neuropatia, a nefropatia (doença dos rins), a retinopatia (doença dos olhos), a importância do exercício físico e a potenciação de outras patologias futuras nomeadamente em termos de risco cardiovascular e desenvolvimento de cancro.

Trata-se de um total de sete módulos sendo que o próximo decorrerá no próximo dia 19 de Novembro. Para o último mês do ano estão previstos dois módulos: um sobre aspectos relacionados com a podologia (cuidados a ter com os pés) e outro com os aspectos nutricionais a considerar nas pessoas portadoras desta patologia.

A Unidade da Diabetes do Hospital de Santa Luzia de Elvas ULSNA EPE foi criada com a componente de internamento em 2009, tendo sido percussora do Núcleo de Diabetes do HSLE que funcionava no hospital raiano desde 1988. De sempre tem mantido pergaminhos na organização de acções de formação dirigida aos profissionais da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, de forma a preparar e capacitar os colaboradores para fazer frente a este verdadeiro flagelo de características epidémicas que constituiu a diabetes.
Faixa publicitária
Faixa publicitária

ELVAS.com.pt O Portal da Cidade
´